Um olhar possível para pesquisas com bebês e crianças nas Amazônias a partir da Sociologia da Infância

Autores

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Infâncias, Amazônias

Resumo

Este artigo pretende apresentar alguns elementos da perspectiva teórica da Sociologia da Infância e sua importância para os estudos sobre as infâncias e a educação na região amazônica, considerando a necessidade de escuta das crianças e dos povos dos territórios do campo, das águas e das florestas.  Trata-se de uma revisão de literatura de autores clássicos desse campo, como William Corsaro, Manuel Sarmento e Jens Qvortrup, em que são discutidos conceitos e formulações que alteraram a forma de ver as crianças e as infâncias,  principalmente a partir dos anos 1990 no Brasil. Tendo como fundamento metodológico a pesquisa qualitativa com análise documental, espera-se proporcionar uma visão geral desse aporte teórico, problematizando as relações sociais nas Amazônias e a necessidade de ampliação de estudos que apresentem de fato as crianças como protagonistas e produtoras de cultura em contexto amazônico.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade Federal de Rondônia

 Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área das políticas educacionais, das infâncias e da educação comparada. Atualmente é professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura e Professora
Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) - Doutorado em Rede.

   

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Publicado

2025-07-24