A criança cidadã e o tempo presente

o que a Geografia tem a ver?

Autores

Palavras-chave:

Geografia da Infância, Lugar, Cidadania

Resumo

Este texto buscou fazer um estudo sobre a condição da criança no processo de construção da cidadania. Ancorada nos estudos da Geografia da Infância, esta investigação defende o direito da criança/estudante/cidadã em participar de forma ativa nas decisões políticas. Através da pesquisa qualitativa e da observação participante, produziu-se com as crianças mapas vivenciais do ambiente escolar e do seu entorno. As crianças atuam nos espaços interagindo com seus pares, com os adultos e com a sociedade na qual estão inseridas. Nessa perspectiva, elas se constituem como sujeitos com capacidades de transformar os espaços, notadamente, pelo sentimento de pertencerem a um grupo social com uma identidade própria.

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Biografia do Autor

Baltasar Fernandes Garcia Filho, Faculdade de Tecnologia - Fatec Jaboticabal

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Unesp-Campus Rio Claro -SP. Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA). Professor do Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Jaboticabal/São Paulo, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Ensino de Geografia e Didática-NEGED, vinculado ao Laboratório de Apoio ao Estudo da Geografia do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da UNESP/IGCE - Câmpus Rio Claro.

Diego Corrêa Maia

Diego Corrêa Maia é geógrafo formado pela Unesp de Rio Claro (SP) e Livre-docente em Ensino de Geografia. Titulou-se Mestre e Doutor em Geografia pela Programa de Pós-graduação da Unesp de Rio Claro (SP), pesquisando temas ligados à Climatologia Geográfica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP Campus Rio Claro (SP), Editor responsável da revista Estudos Geográficos e tem dedicado suas pesquisas à Geografia Escolar. Desde 2019 é Professor Associado III da Unesp Campus Rio Claro (SP) e lidera o grupo de pesquisa do CNPq chamado Núcleo de Ensino de Geografia e Didática" (NEGED). Realizou o pós-doutoramento na Universidad Autónoma de Madrid - Espanha (2023-2024)

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Publicado

2025-07-24