Reflexões sobre o pesquisar-com crianças cegas e crianças surdas
um diálogo em construção
Palavras-chave:
Pesquisar-com, Mapas vivenciais, Crianças surdas, Crianças cegasResumo
Este artigo apresenta experiências de pesquisa com crianças cegas e surdas, destacando suas percepções sobre o mundo e como essas vivências podem construir cultura. Em oposição à visão social que enfatiza diagnósticos e deficiências, as ideias vigotskianas indicam que o que prejudica as crianças surdas ou cegas são os obstáculos sociais, como a falta de acessibilidade e a crença na incapacidade de participar da cultura. A pesquisa adotou a abordagem de “pesquisar-com” as crianças, com conceitos como cronotopo e equipotência de vozes (Bakhtin 2010 e 2016), vivência (Vigotski, 2018) e mapas vivenciais (Lopes,2021), ressaltando a importância da participação ativa das crianças. A pesquisa com crianças surdas mostrou como, por meio de brincadeiras livres, elas expressam suas percepções. Já a pesquisa com crianças cegas demonstrou como elas criam histórias e culturas nos espaços que ocupam, sendo protagonistas de suas vivências e contribuindo para a construção da cultura.
Downloads
Referências
ARRUDA, Luciana Maria Santos de. O ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
ARRUDA, Luciana Maria Santos de. “Eu quero que o vento leve a gente lá... pra outro país”: (E) ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant. 2020. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Organizado por Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – CEGE/UFSCAR. Traduzido por Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Sobre Maiakóvski. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p. 147-202.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 19-32.
CASTRO, Lúcia Rabello de Conhecer, transformar-se e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, L. R. de; BESSET, V. L. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau Editora e FAPERJ, 2008.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Educação, 2020.
LOPES, Jader Janer Moreira. Terreno baldio: um livro sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar Geografias – por uma Teoria sobre a Espacialização da Vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância: reflexões sobre uma área de pesquisa e estudos. Juiz de Fora: FEME/UFJF, 2005.
LOPES, Jader Janer Moreira; COSTA, B. M. F. Mapas vivenciais e espacialização da vida. Revista Porto das Letras, v. 9, n. 1, 2023.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELOS, Tânia de. Geografia da Infância: Territorialidades Infantis. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 103-127, jan./jun. 2006.
LOPES, Jader Janer Moreira; SILVA, Léa Stahlschmidt P. Diálogos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Niterói – RJ: Editora da UFF, 2010.
LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018.
PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Aquisição da língua(gem) por crianças surdas, filhas de pais ouvintes (in) Fernandes, E. (org) Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2105.
PONZIO, Augusto. A concepção do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 9-38.
TORRES, Maria Carmen Euler. A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos surdo.
Desidades, n. 26, 2019. [Citado em 15 fev. 2024]. p. 25-38. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822020000100003&lng=pt&nrm=i so. Acesso em: 15 fev. 2024. ISSN 2318-9282.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-10, jun. 2008. ISSN: 1808-6535.
VIGOTSKI, Lev Semionovich Imaginação e criação na infância Tradução de Zoia Prestes com Prefácio de Ana Luiza Smolka. São Paulo: Editora Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovich Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semionovich . Problemas da defectologia – volume I. Tradução e organização de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2024.
