Metodologias de pesquisa com crianças
ferramentas didáticas que proporcionam vivências espaciais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45517Palavras-chave:
Metodologias de pesquisa com crianças, Teoria histórico-cultural., Ferramentas didáticas.Resumo
Este texto é fruto de dois projetos de pesquisas realizados entre os anos de 2022 e 2023 em instituições da educação básica do estado do Rio de Janeiro. O que estes estudos carregam de semelhanças são o objetivo de registrar as variadas formas de espacialização da vida e suas relações com as ferramentas didáticas assumidas/produzidas com as crianças. Apoiados pelas teorias do campo da geografia da infância e dos conceitos da teoria histórico-cultural, desenvolvemos um tipo de metodologia de pesquisa que considerou a vivência do pesquisador de estar no campo de investigação com as crianças pequenas para propor qualquer nova situação social do desenvolvimento. Para isso, lançamos mão da pesquisa etnográfica e das ferramentas pedagógicas, globo terrestre e trabalho de campo, com a colaboração dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente. Os dados, produzidos durante a investigação, foram compartilhados neste ensaio por meio de fotografias e da elaboração de um livro paradidático de geografia.
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