Percepções de professores de educação física sobre o regime de estudo não presencial da rede estadual de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.43123

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Remoto, Professores

Resumo

Em razão da pandemia do COVID-19, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Regime de Estudo Não Presencial (REANP) em maio de 2020. Três ferramentas foram criadas para o REANP: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o programa televisivo Se Liga na Educação; e o aplicativo Conexão Escola. O objetivo principal deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) escolar sobre as ferramentas do REANP. Foram realizadas entrevistas com sete professores da rede estadual de Viçosa, Minas Gerais. Os professores sinalizaram que as ferramentas não alcançaram todos os alunos. A sequência didática de conteúdos da EF não foi elaborada junto aos docentes, fazendo-os sentirem-se desconsiderados, o que dificultou o ensino e avaliação dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Camila de Assis Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e Bacharel em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa.

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação Física, Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes, professora pesquisadora em Educação Física, Esporte e Sociedade. 

Fernanda Santos de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes, atua na área de Lazer, Educação Física e aspectos socioculturais dos esportes.

Clarisse Silva Caetano, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação, Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes, atua na área de Educação Física, formação e aspectos socioculturais dos esportes.   

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Publicado

2024-07-25