Percepções de professores de educação física sobre o regime de estudo não presencial da rede estadual de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.43123Palabras clave:
Educação Física, Ensino Remoto, ProfessoresResumen
Em razão da pandemia do COVID-19, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Regime de Estudo Não Presencial (REANP) em maio de 2020. Três ferramentas foram criadas para o REANP: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o programa televisivo Se Liga na Educação; e o aplicativo Conexão Escola. O objetivo principal deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) escolar sobre as ferramentas do REANP. Foram realizadas entrevistas com sete professores da rede estadual de Viçosa, Minas Gerais. Os professores sinalizaram que as ferramentas não alcançaram todos os alunos. A sequência didática de conteúdos da EF não foi elaborada junto aos docentes, fazendo-os sentirem-se desconsiderados, o que dificultou o ensino e avaliação dos conteúdos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Luciano; FENSTERSEIFER, Paulo. Indicativos para pensar uma proposta para a Educação Física escolar: da elaboração ao diálogo com a intervenção. Lúdica Pedagógica, v. 1, n. 28, 2018. Disponível
em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/LP/article/download/9430/7086/. Acesso em: 20 jun. de 2024.
BRACHT, Valter. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz: Ijuí: Ed. Unijuí. 1999.
BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, p. 229, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTELLANI FILHO, Lino. As concepções de Educação Física no Brasil. Horizontes - Revista de Educação, v. 1, n. 2, p. 11–31, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3162. Acesso em: 11 out. 2023.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade de. Educação Física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FALSETTI, Marcos Roberto; DELBIM, Lucas Risseti; MARTELLI, Anderson. Desafios da inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação física escolar. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 13, n. 1, p. 2, 2021.
FANTIN, Mônica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.
FERNANDES, Anoel. A relação teoria e prática na educação física escolar: análise a partir da teoria crítica da sociedade. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021043, 2021.
FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos. Experiências Sociocorporais e Formação Docente em Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 85-110, abr. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2395. Acesso em: 20 jun. 2024.
FIRMINO, Simone Gomes; FERREIRA, Gustavo Lopes. A educação na pandemia do novo coronavírus: uma excepcionalidade ou uma prioridade? Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–24, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/65388. Acesso em: 9 nov. 2023.
FRANÇA, Filipe; GOMES, Luciana. Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, 10, 01-09, abril, 2021.
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa; GOMES, Luciane. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de Covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/995. Acesso em: 04 de nov. 2023.
KIRK, Dacid; ALMEIDA, Felipe Quintão de; BRACHT, Valter. Pedagogia crítica da Educação Física: desafios e perspectivas contemporâneas. Movimento, Porto Alegre, p. e25061, nov. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/97341. Acesso em: 28 out. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora. 2015.
MADRID, Silvia Christina Oliveira; TAQUES, Marcelo José; HONORATO, Ilma Célia Ribeiro. Educação Física na escola: o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Lecturas: Educação Física e Esportes, v. 26, n. 277, p. 2-19, 2021. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2832. Acesso em: 13 out. 2023.
MAIA, Francisco Eraldo da Silva et al. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v.1, n.3, p.1-12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 20 nov. 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel; BARRETO, Alessandra; RODRIGUES, Graciele Massoli. As dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825. Acesso em: 9 nov. 2023.
RANGEL, Irene Conceição Andrade. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz Journal of Physical Education. UNESP, p. 25-31, 1995. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/959. Acesso em: 15 out. 2023.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Memorando-Circular nº 41/2020/SEE/SG - GABINETE, 11 de maio de 2020. Orientações sobre o regime especial de teletrabalho para servidores lotados e em exercício nas superintendências regionais de ensino (SREs). Belo Horizonte: SEE, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MIRAGEM, Antônio Azambuja; ALMEIDA, Luciano. Potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: o efeito pandemia no componente curricular. Movimento (Porto Alegre), S. l.], v. 27, p. e27053, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111633. Acesso em: 18 dez. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3. pp. 215-223, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0101328918300374?via%3Dihub. Acesso em: 9 out. 2022.
OLIVEIRA, Breynner Ricardo; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado; JORGE, Gláucia Maria dos Santos; COELHO, Jianne Inês Fialho. Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84–106, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928. Acesso em: 06 de out. 2023.
RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz Journal of Physical Education, v. 17, n.1, p.48-62, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/search. Acesso em: 9 nov. 2023.
ROCHA, Eric Gansella; PETAN, Yan Santos; ZANOTTO, Luana. Ensino remoto da Educação Física em tempos de pandemia: uma análise do contexto escolar estadual paulista. 8 ed. Humanidades e evolução, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4278. Acesso em 08 out. 2023.
ROMANO, Caio. Conexão Escola 2.0 recebe melhorias e estudantes e professores devem atualizar o APP. Portal Uberaba, 2021. Disponível em: https://www.portaluberaba.com/conexao-escola-2-0-recebe-melhorias-e-estudantes-e-professores-devem-atualizar-o-app/. Acesso em 08 de out. 2023.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: Raízes Europeias e Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2004.