Alfabetização de surdos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.40686

Palavras-chave:

Surdez; Alfabetização; Ateliê Pedagógico

Resumo

Este artigo baseou-se na prática com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola de surdo. O objetivo principal da prática pedagógica foi proporcionar aos professores em formação, experiências de alfabetização de alunos surdos. A proposta se alicerçou na intervenção pedagógica, como um método de alfabetização por meio de ateliês (Giordani, 2010). A metodologia desta pesquisa, se desenvolveu a partir de um relato de experiência, com a construção de reflexões sobre as atividades desenvolvidas no processo de criação, implantação e análise dos elementos. O resultado obtido foi uma maior visibilidade dos surdos; sua interculturalidade; relações identitárias e protagonismo surdo sob um viés da alfabetização de modo diferenciado e artístico. Além disso, a prática contribuiu para a busca de estratégias inclusivas na formação de professores.

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Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, UFBA

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - Atual). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, FHO - Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Gabriel Veras Reis, UFSM

Graduando no curso de Ciências Sociais e pesquisador de Autismo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

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Publicado

2024-07-25