Alfabetização de surdos
redescobrindo a boniteza da docência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.40686Palabras clave:
Surdez; Alfabetização; Ateliê PedagógicoResumen
Este artigo baseou-se na prática com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola de surdo. O objetivo principal da prática pedagógica foi proporcionar aos professores em formação, experiências de alfabetização de alunos surdos. A proposta se alicerçou na intervenção pedagógica, como um método de alfabetização por meio de ateliês (Giordani, 2010). A metodologia desta pesquisa, se desenvolveu a partir de um relato de experiência, com a construção de reflexões sobre as atividades desenvolvidas no processo de criação, implantação e análise dos elementos. O resultado obtido foi uma maior visibilidade dos surdos; sua interculturalidade; relações identitárias e protagonismo surdo sob um viés da alfabetização de modo diferenciado e artístico. Além disso, a prática contribuiu para a busca de estratégias inclusivas na formação de professores.
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