Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37410

Keywords:

Deligny, Educação Infantil, Cartografias

Abstract

Esse texto apresenta um diálogo entre Gabriela Tebet e Wenceslao Oliveira Jr, a partir do interesse comum de ambos no trabalho de Fernand Deligny que atravessa suas pesquisas que visam pensar os bebês a partir da cartografia ou  pensar o espaço-escola da educação infantil a partir do cinema. É realizada uma breve apresentação de Deligny e seu trabalho aos leitores com destaque para as ideias de adaptação/ inadaptação; rede, território, linhas costumeiras e de errância bem como para o trabalho de cartografias desenvolvidos por Deligny. São exploradas de modo especial as possibilidades das contribuições de Deligny para o campo da educação infantil, da infância e dos bebês em especial.

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Author Biographies

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet foi professora de creche em São Carlos/SP de 2004 a 2014 e desde então é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculada aos grupos de pesquisa GPPES e DiS. Militante, pesquisadora e docente da educação infantil, interessa-se pelos bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia, Antropologia e com a Geografia. Orientou mais de 30 TCCs, BAS, e Iniciações Científicas desde que chegou à UNICAMP. Organizou eventos de grande porte e participa de diversas comissões e projetos em parceria com a rede pública (dentre os quais, o projeto Bebês, financiado pela FAPESP, o PIBID, o Ciclo de Oficinas em MúltiplasLinguagens e o grupo de estudos BebÊEEducação). Foi coordenadora associada das Licenciaturas junto com a profa. Alexandrina Monteiro, chefe de departamento do Departamento de Ciências Sociais na Educação, Membro dos Conselhos Municipal de Educação de São Carlos e de Campinas e membro da Comissão Assessora da Diversidade étnico-racial da UNICAMP (CADER).

Wenceslao de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação

Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Atualmente é professor (Livre Docente) no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal. Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem... Atualmente tem focado mais nas relações e experimentações entre cinema e escola. Tem artigos publicados onde vídeos, filmes, fotografias e mapas se misturam a conceitos e autores em escritos que visam aproximações da educação visual contemporânea e(m) suas políticas e poéticas que afetam o pensamento espacial, tomando a escola como lugar. Coordenou a Rede Internacional Imagens, Geografias e Educação, entre 2010 e 2015, da qual participa atualmente junto ao projeto As telas da escola: cinema e professores de geografia. Desde 2016 participa do projeto Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas e, desde 2018, coordena, em duas escolas dessa rede de ensino, o projeto Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas - do espaço às filmagens, das filmagens ao espaço. 

Isabela Ruivo Salles, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação

Membro do Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. . Bolsista SAE. 

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Published

2022-07-29