Por uma Geografia mais colorida

formação docente e os desafios para o ensino nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36793

Palavras-chave:

Geografia da Infância, Vivência, Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta pesquisa objetivou fortalecer o ensino de Geografia nos anos iniciais, através da proposição de um Curso de Formação docente, para professores pedagogos da rede municipal de ensino de Rio Claro (SP). Através da pesquisa etnográfica e dos postulados da Teoria Histórico-cultural, propusemos uma formação docente que contemplasse temas da Geografia, com destaque para o conceito de lugar. Foi intenção desta investigação conhecer o perfil das professoras cursistas e os desafios enfrentados para se ensinar Geografia. A excessiva carga horária, falta de tempo de para se dedicar à família/lazer, pouco tempo para pesquisar e aperfeiçoar-se profissionalmente foram as adversidades encontradas no cotidiano docente. A elevada experiência do grupo, propiciou a troca dos saberes docentes ligadas à Geografia Escolar que já haviam sido vivenciadas nas escolas, ou se iniciaram na formação. A valorização docente e o reconhecimento da importância do ensino de Geografia nos anos iniciais, foram os destaques da formação docente.

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Biografia do Autor

Diego Corrêa Maia, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Geógrafo formado pela Unesp de Rio Claro (SP) e Livre-docente em Ensino de Geografia. Titulou-se Mestre e Doutor em Geografia pela Programa de Pós-graduação da Unesp de Rio Claro (SP), pesquisando temas ligados à Climatologia Geográfica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP Campus Rio Claro (SP), Editor responsável da revista Estudos Geográficos e tem dedicado suas pesquisas à Geografia Escolar. Desde 2019 é Professor Associado I da Unesp/ Campus Rio Claro (SP) e lidera o grupo de pesquisa do CNPq chamado Núcleo de Ensino de Geografia e Didática (NEGED)

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Publicado

2022-07-29