Percepção do conceito "professor" em alguns professores da 6ª classe de ensino primário da escola Mpunzi-Nzau, Cabinda, Angola

Autores

  • Domingos Sebastião Luemba Sambo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED)-Cabinda da Universidade 11 de Novembro (UON)
  • Ressamo Rosa Mavungo Escola de Ensino Primário Mpunzi Nzau

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30108

Palavras-chave:

Percepção, Conceito, Professor

Resumo

O tema é fruto de comportamento inadequado de certos professores que atuam na 6ª classe, na escola do ensino primário "Mpunzi Nzau", em Cabinda, Angola. Por vezes, tratam os seus alunos de “burros”, os ofendem e dificilmente aceitam espaço de discussão da matéria. Nessa senda, desenvolveu-se esta pesquisa cujo objetivo geral foi de perceber o sentido que atribuem ao conceito de professor. Objetivos específicos, de fazer abordagem teórico-metodológica sobre professor e, compreender, através de entrevistas, como alguns professores da 6ª classe da escola em causa entendem o conceito professor. Usaram-se os métodos observação, indução, bibliográfico, descritivo e a entrevista. Os principais resultados mostram que há reclamações de alunos diante de condutas de alguns professores durante as aulas. E entre os professores, também há quem reclame no modo de agir de outros colegas. A pesquisa concluiu que os professores têm domínio do conceito professor, mas poucos colocam em prática o que aprendem durante a formação, para o exercício da profissão docente.

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Biografia do Autor

Domingos Sebastião Luemba Sambo, Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED)-Cabinda da Universidade 11 de Novembro (UON)

Professor-Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro, Cabinda/Angola.

Ressamo Rosa Mavungo, Escola de Ensino Primário Mpunzi Nzau

Professora do ensino primário da Escola de Ensino primário Mpunzi Nzau em Cabinda, Angola.

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Publicado

2021-04-09