A pesquisa em eficácia escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29656

Palabras clave:

Eficácia Escolar. Qualidade da Educação. Interdisciplinaridade.

Resumen

O presente artigo problematiza a pesquisa em eficácia escolar considerando os fatores intra e extraescolares que influenciam a qualidade da educação brasileira, propondo um olhar interdisciplinar sobre o tema. Neste trabalho, consideramos a interdisciplinaridade como um conjunto de olhares para além da disciplinaridade, que permite aprofundar os estudos sobre eficácia escolar. Ao definir e compreender qualidade no contexto educativo, faz-se necessário avaliar as dimensões sociais, políticas, pedagógicas e econômicas que envolvem direta e indiretamente os resultados de aprendizagem. Considera-se nesta análise que a escola eficaz é aquela em que o aluno tem condições de desenvolver habilidades humanas e cognitivas necessárias à sua formação e integração social. Do ponto de vista do método, apresenta-se o etnográfico como uma possibilidade importante de pesquisas sobre eficácia escolar. Neste sentido, o texto contextualiza o surgimento das pesquisas em eficácia escolar, apresentando suas definições, objetivos de estudo e discute as concepções acerca das políticas públicas para o avanço da qualidade no cenário educacional.

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Biografía del autor/a

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Faculdade de Inhumas

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Inhumas - Goiás. 

Andressa Maria Freire da Rocha Arana, Universidade do Grande Rio

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio. Mestre em Administração, com ênfase em Organizações e Recursos Humanos, Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade Federal da Paraíba e em Educação a Distância pelo Senac-RJ. Atualmente leciona nos cursos de Administração, Comunicação Social e Gestão de Recursos Humanos, como também faz parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atua no ensino a distância da UNIGRANRIO nos cursos de Administração, Pedagogia, Processos Gerenciais e Teologia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacionais; Comportamento Humano no Trabalho; Competências Organizacionais; Planejamento, Avaliação e Gestão Educacional.

Rosane Cristina de Oliveira, Universidade do Grande Rio

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio. Em 2014 foi contemplada com APQ3 da FAPERJ para a publicação da Tese de Doutorado, no edital RIO 450. Desenvolve pesquisa na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nos estudos sobre: violência, gênero e sexualidade, feminismo, corporeidade, educação, e políticas públicas.

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Publicado

2021-04-09