As vicissitudes da prática avaliativa e do uso do resultado na perspectiva histórica e epistemológica

Autores

  • Cátia Maria Machado da Costa Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE/UnB https://orcid.org/0000-0001-5905-6648
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29552

Palavras-chave:

Prática Avaliativa. Epistemologia Objetivista. Perspectiva Subjetivista. Uso Diagnóstico. Uso Classificatório e Seletivo.

Resumo

A avaliação tem diversas funções e serve a múltiplos objetivos, implicando em diferentes formas de concebê-la, servindo tanto para uma autoavaliação como também para mostrar uma realidade investigada. O objetivo deste estudo é contribuir para reflexões sobre a avaliação como investigação da realidade e o uso de seus resultados no processo educacional. Com foco na história e epistemologia da avaliação, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A apropriação dos resultados de uma avaliação não ocorre de forma igual por todos os envolvidos na avaliação, mas sim uma leitura singular e própria, tendo como referência seus objetivos, isto é, a sua intenção de uso dos resultados.

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Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação.

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Publicado

2021-04-09