Reflexões sobre o ensino de Língua Latina em cursos superiores de Letras Modernas

Autores

  • Samantha de Moura Maranhão

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de Latim em cursos superiores de Letras Modernas, considerando, particularmente, o objeto ensinado, os objetivos da disciplina e a carga horária dedicada ao ensino da referida língua. Pauta-se na análise da ementa de programas vigentes em diferentes instituições públicas de ensino superior nas quais são ofertadas simultaneamente licenciaturas em Letras Clássicas e Modernas. Critica a ênfase no ensino da estrutura morfossintática da língua e de léxico em um ou dois semestres, com a prática da tradução de sentenças descontextualizadas e de (fragmentos de) textos, em detrimento do estudo da sócio-história da língua latina, com a possibilidade de compreensão da origem vulgar da língua portuguesa, bem como dos latinismos que em norma mais tensa figuram como cultismos.

Palavras-Chave: Ensino de Línguas Clássicas. Ensino de Latim. Linguística Aplicada. Filologia Românica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-23