Onde a Arte nasce
memórias da constituição do ensino de arte no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50373Palabras clave:
Ensino de Arte, Colégio de Aplicação João XXIII, MemóriasResumen
Este relato discorre como a área de Arte se configurou ao longo dos anos no Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pretendemos salvaguardar dados históricos, para que não sejam esquecidos, trazendo elementos para pensar como a área se afirmou e construiu um ensino de Arte que hoje é referência na cidade e região. Em termos metodológicos, a escrita tem um caráter misto, pautado por dados bibliográficos e documentais advindos dos levantamentos realizados para uma dissertação de Mestrado sobre o tema, complementado por relatos pessoais das autoras que viveram os momentos mais recentes das situações descritas. Esperamos contribuir para que a comunidade acadêmica tenha uma visão mais abrangente e aprofundada sobre o esforço de diferentes docentes para construir um ensino de Arte de referência. Queremos mostrar a Arte e seu ensino como um processo que relaciona múltiplos saberes, visando uma aprendizagem crítica e reflexiva — algo totalmente condizente com o que se espera de um Colégio de Aplicação.
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Citas
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2008.
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