Onde a Arte nasce

memórias da constituição do ensino de arte no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Autores/as

  • Renata Oliveira Caetano Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria da Natividade Ramalho Borba Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50373

Palabras clave:

Ensino de Arte, Colégio de Aplicação João XXIII, Memórias

Resumen

Este relato discorre como a área de Arte se configurou ao longo dos anos no Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pretendemos salvaguardar dados históricos, para que não sejam esquecidos, trazendo elementos para pensar como a área se afirmou e construiu um ensino de Arte que hoje é referência na cidade e região. Em termos metodológicos, a escrita tem um caráter misto, pautado por dados bibliográficos e documentais advindos dos levantamentos realizados para uma dissertação de Mestrado sobre o tema, complementado por relatos pessoais das autoras que viveram os momentos mais recentes das situações descritas. Esperamos contribuir para que a comunidade acadêmica tenha uma visão mais abrangente e aprofundada sobre o esforço de diferentes docentes para construir um ensino de Arte de referência. Queremos mostrar a Arte e seu ensino como um processo que relaciona múltiplos saberes, visando uma aprendizagem crítica e reflexiva — algo totalmente condizente com o que se espera de um Colégio de Aplicação.

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Biografía del autor/a

Renata Oliveira Caetano, Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte (UERJ/ 2017). Mestre em História pelo Programa de Pós- Graduação em História (UFJF/2012). Especialista em Arte Cultura Visual e Comunicação (UFJF/2006). Licenciada e Bacharel em Artes (UFJF/2004). É professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação João XXIII e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História - ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro da International Society for Education through Art, desde 2019, e do Comitê Brasileiro de História da Arte, desde 2022. Como pesquisadora, tem experiência nas áreas de Artes Visuais e História da Arte, com ênfase na relação entre desenho e escrita em manuscritos de artistas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna, arte contemporânea, coleções, desenho, relações entre desenho e escrita, arte educação, história da arte e cultura.

Maria da Natividade Ramalho Borba, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII, Departamento de Letras e Artes, Ensino de Artes Visuais.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BORBA, Maria da Natividade Ramalho. Entre escritas, memórias e narrativas: rastros das manifestações da arte no Colégio de Aplicação João XXIII, de 1978 a 1987.Dissertação (Mestrado em Educação)- FACED, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

DINALI, Wescley. O que vocês fizeram está fora de um padrão aceitável... 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - FACED, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.

SAMPAIO. Juliano Casimiro de Camargo (Org.). Texto inicial para as Normas sobre Arte na Educação Básica: Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: FAEB/CNE. 2025. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1vH6RiZkswXbL-TW-riUPRYwnZo_8K3cM/view?usp=sharing >. Acesso em 01 de setembro de 2025.

Publicado

2025-12-19

Número

Sección

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF