“Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida!”
experiências de acolhimento na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50367Palabras clave:
Acolhimento, Cuidar/cuidado, Educação de jovens adultos e idososResumen
Este trabalho relata a experiência de uma proposta de acolhimento no ambiente escolar, desenvolvida junto a estudantes jovens, adultos e idosos matriculados no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. A iniciativa teve como premissa a necessidade de cuidar/cuidado, especialmente diante dos desafios enfrentados logo após o retorno ao ensino presencial. Assim, desde 2022, a ação visa oferecer um momento diferenciado para os estudantes, a partir de um ambiente organizado para a escuta, afeto e/ou até mesmo silêncio. Trata-se de uma proposta em constante processo de desenvolvimento e que traz experiências profundas e genuínas para todos os participantes.
Descargas
Citas
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2013.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, abr. 2002 . Disponível em:
<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 set. 2025.
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (CONSED). Boas práticas de Acolhimento e Bem-Estar nas Escolas Brasileiras. YouTube, 7 de dez. 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/live/zlGG3uopyH8>. Acesso em: 31 ago. 2025.
INSTITUTO PENÍNSULA. Orientações de acolhimento para professores. Disponível em: <https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/instituto-peninsula_rp_08-ago_nota-tecnica_arte_programa-de-acolhimento-v4.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2025.
JUNG, Carl Gustav. O essencial da psicologia. São Paulo: Hunter Books, 2016.
JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de psicologia analítica. 3a. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. (Obras completas de C. G. Jung; v. 18.).
MATTOS, Amana Rocha. Conflitos geracionais na escola: a produção das diferenças etárias em contextos hierarquizados. Rev. psicol. polít., São Paulo , v. 17, n. 40, p. 542-551, dez. 2017 . Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2017000300008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 set. 2025.
MOURA, Isabel Cristina de; DUGACSEK, Jéssica Vilar; FERNANDES, Mariana Correa. Construindo espaços de acolhimento: a importância do cuidado socioemocional no retorno às aulas no contexto da Covid-19. São Paulo: nVersos, 2021.
NOGUEIRA, Janaina; BRUCE, Jeferson (Orgs.). Projeto acolhimento: uma roda de conversa sobre saúde mental para além dos muros da escola. Curitiba: Appris, 2024.
PARANAGUÁ, Tatiana. A intuição nos revela caminhos que não conseguimos enxergar à primeira vista [...]. Rio de Janeiro, 05 dez. 2024. Instagram: @tatianaparanagua. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DDNiRKKvOQd/ Acesso em: 14 set. 2024.
SANTOS, Daniela Celeste Contim dos. O cuidado no espaço escolar: ampliando as possibilidades de cuidar. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 15, n. spe, p. 1329-1344, dez. 2015 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812015000400012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2025.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Procedimento passo a passo: acolhimento. In: Currículo em ação: procedimento passo a passo. [Versão preliminar]. p. 6-18. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/wp-content/uploads/2022/01/Caderno-do-Professor-Procedimento-Passo-a-Passo-Volume-Unico.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2025.
