A identidade da Educação Física em suas interfaces com as ciências humanas e naturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50098

Palabras clave:

Epistemologia, Ciências humanas, Ciências naturais

Resumen

O problema que resultou no desenvolvimento desta pesquisa foi a instauração da crise epistemológica de identidade da disciplina Educação Física, amplamente documentada, sobretudo a partir da década de 1980 no Brasil. A relevância do estudo consiste em apresentar uma possível solução para a referida crise, conquanto se reconheça que a proposta não exaure o debate. O objetivo central do ensaio é compreender a afirmação da identidade da Educação Física em suas interfaces com as ciências humanas e naturais e alguns desdobramentos desta compreensão. A pesquisa se caracteriza por sua natureza teórica e, nesse sentido, empregou, como procedimento metodológico e técnicas de levantamento dos dados, fichamentos sistemáticos de fontes teórico-bibliográficas consagradas sobre o tema da pesquisa. Apontando-se a perspectiva da necessidade do cultivo de um pluralismo de posições teóricas, propôs-se como resultado que a identidade da Educação Física fosse compreendida como área de conhecimento de natureza aplicada a diversos campos de intervenção profissional.

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Biografía del autor/a

Leonardo Dias Avanço, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Paraíso do Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Área de atuação: educação física na educação básica e ensino superior.

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Publicado

2025-12-19