Programa Pé-de-Meia Licenciaturas
atratividade e permanência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50041Palabras clave:
Graduação, Licenciatura, Programa Pé-de-MeiaResumen
A alta taxa de evasão nos cursos de licenciatura (59%) e a previsão de um déficit de 235 mil professores até 2040 indicam um desafio educacional iminente. Este estudo teórico, baseado em revisão bibliográfica, propõe-se a refletir sobre o Programa Pé-de-Meia Licenciaturas, criado para atrair e incentivar a permanência de jovens nos cursos de licenciatura. Questiona-se se a iniciativa realmente eleva a atratividade do magistério ou se configura primariamente como uma política de assistência social. Argumenta-se que, embora possa contribuir para a permanência de estudantes de baixa renda, seu formato atual, com bolsas e critérios específicos, pode ser insuficiente no que se refere à atração dos jovens e à abordagem de causas estruturais da desvalorização docente.
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Citas
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