Iniciação à docência, Educação de Jovens e Adultos, decolonialidade e letramentos

um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.48394

Palabras clave:

Iniciação à docência, Educação de Jovens e adultos, Decolonialidade, Letramentos, Direitos Humanos

Resumen

Este relato de experiência apresenta reflexões sobre a atuação no Projeto de Iniciação à Docência na Educação de Jovens e Adultos (PIDEJA), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, durante o período do ensino remoto. A partir de uma perspectiva decolonial, o texto propõe um olhar crítico para as práticas pedagógicas desenvolvidas com turmas da EJA, considerando os desafios da heterogeneidade das turmas, os efeitos da pandemia e os estigmas históricos que marcam esses sujeitos. Articulando os conceitos de multiletramentos, epistemologias do Sul e educação em direitos humanos, o trabalho destaca a importância de práticas que valorizem as experiências dos estudantes e contribuam para a formação crítica de professores. O PIDEJA é apresentado como espaço de formação docente sensível às dimensões sociais e políticas da educação.

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Biografía del autor/a

Juliana Auler Matheus Rodrigues, UFJF

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, membro do grupo de pesquisa Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos, atuando na área de Linguística Aplicada. É também contratada como professora de Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

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Publicado

2025-11-17

Número

Sección

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF