Entre os lugares e brincadeiras

a pesquisa com as crianças na Educação Infantil

Autores/as

Palabras clave:

Pesquisa com crianças, Educação infantil, Brincadeiras

Resumen

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com crianças na educação infantil, na qual o pesquisador foi recebido por elas como um “aluno novo”. Nesta condição especial proporcionada pela pesquisa de campo, foi possível realizar a escuta das crianças por meio da participação nas brincadeiras com elas, conhecendo a maneira como experenciavam os lugares na instituição e como construíam suas maneiras de ocupá-los por meio de suas culturas de pares. Por meio de registros fotográficos, gravação de voz, vídeos feitos pelas crianças em suas manifestações brincantes, verificaram-se os desafios de romper com posturas adultocêntricas, tanto no âmbito da pesquisa, quanto na maneira de retratar os dados na escrita científica. Desse modo, o presente texto busca dialogar com aspectos relacionados à pesquisa com crianças, por meio das oportunidades ao se adentrar no universo infantil, utilizando-se da brincadeira como principal maneira de conhecer as culturas de pares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP/UnB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado em participação infantil pela Universidade de São Paulo  e pós-doutorado em direitos das crianças pela Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam, Alemanha.  Está vinculada ao grupo de pesquisa Children and Work Network, à Childhood, Law Policy Network (CLPN) e Asociación GSIA (Grupo de Sociología de la Infancia y la Adolescencia).

LOURENÇO SILVA TEIXEIRA, Universidade de Brasília

Pedagogo, formado na Universidade de Brasília no ano de 2017. Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado Profissional. Pesquisador no "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância" (GEPESI) É professor temporário de Educação Infantil da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2017, trabalhando atualmente com no ensino fundamental da Escola Classe Jk do Sol Nascente em Ceilândia. Durante a graduação, participou do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores na Pesquisa Profissionalidade Docente na Educação Profissional. Participou também de duas pesquisas do Programa de Iniciação Cientifica da UnB com bolsa do CNPq em 2016 e 2017, recebendo menção honrosa na primeira. Foi Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia da UnB, representando os alunos da Faculdade nos Departamentos, Conselho, Câmera de Graduação e também em eventos Nacionais

Citas

ARAUJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Pesquisas com crianças na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 23, n. 76, 2023. DOI: 10.7213/1981-416X.23.076.DS02.

BORBA, Ângela. “O brincar como um modo de ser e estar no mundo”. In: BEAUCHAMP, Janete.; PAGEL, Sandra; NASCIMENTO, Aricélia. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos .Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, v. 134, n. 248, 23 dez 1996. p.27833-27841.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Sílvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 35-51.

CORSARO, Willian. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, v. 26, p. 443-464, 2005.

CORSARO, Willian. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação infantil. Brasília: SEEDF, 2018.

FERNANDES, Natalia; MARCHI, Rita de Cassia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250024, 2020.

FOUCAULT, Michel. The Subject and the Power. Critical Inquiry, v. 8, n. 4, p 777–795, 1982.

HART, Roger. Children’s Participation: from tokenism to citizenship. Florence: UNICEF, 1993.

JAMES, Allison. Giving voice to children’s voices: practices and problems, pitfalls and potentials. American Anthropologist, New York, v. 109, n. 2, p. 261-272, 2007.

LIEBEL, Manfred. Contrarrestar el adultocentrismo. Sobre niñez, participación política y justicia intergeneracional. Ultima décad., Santiago , v. 30, n. 58, p. 4-36, mayo 2022 . Disponible en <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22362022000100004&lng=es&nrm=iso>. accedido en 03 feb. 2025.

LIEBEL, Manfred. La resistencia de la niñez trabajadora a la discriminación por edad. Reflexiones sobre el adultocentrismo, la temporalidad y la condición infantil. Sociedad e Infancias, v. 8, n. 2, p. 227–238, 11 dic.2024.

LIEBEL, Manfred; MEADE, Philip. can school become a non-adultistinstitution?. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro , v. 20, e81338, enero 2024 . Disponible en <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872024000100208&lng=es&nrm=iso>. accedido en 03 feb. 2025. Epub 30-Abr-2024. .

LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: Feme, 2005.

LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografia das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Contexto &Educação, v. 79, p. 65- 82, 2008.

LOPES, Jader Janer Moreira. O menino que colecionava lugares. In: TONINI, Ivaine; CASTOGIOVANNI, Antonio; GOULART, Ligia; KAERCHER, Nestor; MARTINS, Rosa Elisabete (orgs.). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2011. p. 99-108.

MAYNART, Renata; HADDAD, Lenira; PEDROSA, Maria Isabel. A escuta das crianças por meio de suas brincadeiras. Linhas Críticas, [S. l.], v. 29, p. e50573, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50573. Acesso em: 3fev. 2025.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Sociologia da Infância e Educação Infantil: algumas considerações sobre a aproximação entre essas duas áreas na pesquisa sobre a pequena infância. Horizontes, v. 27, n. 2, p. 31-36, jul./dez. 2009 D.

OLIVEIRA, Assis da Costa. Colonialidade do poder adultocêntrico e/nos direitos de crianças e jovens. Revista Culturas Jurídicas, Vol. 8, Núm. 20, mai./ago., 2021.

QVORTRUP, Jens. School-work, paid work and the changing obligations of childhood. In: BOLTON, Angela.; MIZEN, Phillip. & POLE, Chistopher. (Eds). Hidden Hands: International Perspectives on Children’s Work and Labour. London: Routledge-Falmer, 2001. p. 91–107.

QVORTRUP, Jens. Are children human beings or human becomings? A critical assessment of outcome thinking. Rivista Internazionale di Scienze Sociali, v. 117, n. 3/4, p. 631–653, 2009.

ROSEMBERG, Fulvia Maria de Barros Mott. Educação para quem? Ciência e Cultura (SBPC), v. 28, n.12, p. 66-71, 1976.

SANTIAGO, Flavio; FARIA, Ana Lucia Goulart. Para além do adultocentrismo: uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras, Dourados/MS,v.5, n.13p.72-85, jan./abr. 2015

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (org.). As Crianças: Contextos e Identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.

STRECK, Danilo; ADAMS, Telmo; MORETTI, Cheron. Pensamento pedagógico em nossa América: uma introdução. In: STRECK, Danilo (Org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, Ademilson de Souza Soares; GEBARA, Tânia Aretuza Ambrizi; MARTINS, Lucas Ramos. O pensamento decolonial nos estudos da infância: epistemologias críticas e pós-críticas. Educação em Revista, v. 40, p. e46401, 2024.

TEIXEIRA, Lourenço Silva. Os lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal : entre os espaços concedidos e os experienciados. 2023. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.

Publicado

2025-06-23