O gênero Conto de Terror e suas implicações em uma turma de 6º ano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46282

Palabras clave:

Literatura. Oralidade. Conto de terror.

Resumen

O presente relato objetiva apresentar uma experiência com o gênero conto de terror, em uma turma de 6º ano, de uma escola da rede privada de ensino, no estado de Minas Gerais, no segundo semestre do ano de 2023. Por meio de uma sequência de seis aulas, o gênero foi didatizado junto aos estudantes, a fim de que eles pudessem produzir, ao final das atividades, um conto de terror, em formato de vídeo. Como resultado, os discentes puderam se apropriar do gênero em questão, desenvolvendo competências linguístico-discursivas de leitura, escrita e oralidade, além de competências próprias para uma produção audiovisual que se alinhasse aos propósitos comunicativos do gênero conto de terror.

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Biografía del autor/a

Joaquim Junior da Silva Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística pela UFC, mestre em Educação pela UFJF, especialista em Língua Portuguesa pela UFMG e graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UFJF. É membro dos grupos de pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais (UFJF);  Educação, Linguagem e Heterogeneidade (UFPE) e Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (UFC), além de integrar o Centro de Estudos em Educação e Linguagem - (CEEL/UFPE) e o Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - (LABOR).

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Publicado

2024-12-21

Número

Sección

Relatos