Movimentos de constituição desde a experiência no/do PIBID
caminhos da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45869Palabras clave:
Formação de professores, Pedagogia, Cartas Pedagógicas, PIBIDResumen
O estudo aborda a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, retomada 10 anos depois, em diálogo com outros estudos e narrativas. Partindo das questões: Como foi para você viver a experiência de formação no PIBID? De 2014 para cá, por quais caminhos você trilhou na educação ou fora dela? O que a experiência do PIBID contribuiu para a sua formação profissional, constituição identitária e para as trilhas e vivências que você foi vivendo nestes últimos 10 anos? Objetivou-se compreender a experiência e as contribuições da formação provocada pelo PIBID na vida profissional e no movimento de constituição de professoras/es/pedagogas/os. Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico inicial realizado no Portal de Periódicos da CAPES - últimos 10 anos - e, também, a leitura e análise de cartas produzidas por docentes ex-pibidianas. A investigação possibilitou compreender que o PIBID apresentou dialogicamente a realidade da práxis escolar, preparou as bolsistas para a docência e instigou-as a importantes escolhas profissionais.
Descargas
Citas
ANDANÇA. Intérprete Beth Carvalho. Compositor(es): Danilo Caymmi; Edmundo Souto; Paulinho Tapajós. In: ANDANÇA. Intérprete Beth Carvalho. São Bernardo do Campo: ODEON, 1969. 1 Disco vinil, lado A, Faixa 6 (3, 43min).
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A lógica da pesquisa qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 540–552, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 90, de 25 de março de 2024.
BROSTOLIN, Marta Regina; OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa de. O PIBID e a constituição do ser professor: Saberes necessários para a profissão docente. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 17 - n. 2 - Itajaí, Abr-Jun 2017.
BROSTOLIN, Marta Regina; SANTOS, Thais Cardoso de Souza dos. O PIBID e a escola como espaço de aprendizagem da profissão docente. Textura, v. 19 n. 41, set./dez. 2017.
CAMINI, Isabela. Cartas Pedagógicas – aprendizados de uma vida. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 65, 2021.
CIRÍACO, Klinger Teodoro; MARIANO, Cristiana. Da licenciatura em Pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID. Debates em Educação. Maceió, Vol. 12, n. 28, Set./Dez. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta sobre Cartas Pedagógicas: homenagem a Paulo Freire no ano do centenário de seu nascimento. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 65, p.1-14, 2021.
GOMES, Tatiane Zabala; GARCIA, Edelir Salomão; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Como uma estrela guia: o PIBID na visão de professoras em início de carreira de Corumbá-MS. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, Dossiê n.5, vol. 1, nov. 2020.
GONÇALVES, Gláucia Signorelli de Queiroz. A inserção profissional de professores iniciantes egressos do PIBID. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 2 - Especial, jan./jun.2017.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa.; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34. 2018.
PAVAN, Ruth. Currículo e exclusão social: a perspectiva das alunas/professoras do PIBID de Pedagogia. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 23, n. 49, p. 193-206, set./dez. 2018.
RICOEUR, Paul. Del Texto a la Acción: Ensayos de hermenéutica II. Buenos Aires: Fondo de Cultura
Económica de Argentina, 2001.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação: O discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70,
SILVA, Helena Fernandes da; CAETANO, Maria Raquel. Política de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti. v. 3, n. 2, julho/dezembro. 2015.
SOUSA, Sandra Novais; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; ROCHA, Cristiane Ribeiro Cabral. No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021.
YAMIN, Giana Amaral; CAMPOS, Míria Izabel.; CATANANTE, Bartolina Ramalho. “Quero ser professora”: a construção de sentidos da docência por meio do Pibid. Revista brasileira de Estudos pedagógicos (online), Brasília, v. 97, n. 245, p. 31-45, jan./abr. 2016.