PIBID-Matemática na UFNT

produção de significados na construção e exploração de poliedros mediada por materiais concretos

Autores/as

  • Sthefany Corso Mikulski Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Adriano Fonseca Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3949-9411

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45811

Palabras clave:

PIBID , Geometria , Oficina, Construção de poliedros, Produção de Significados

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois pibidianos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo de Matemática da Universidade Federal no Norte do Tocantins, Campus de Araguaína/TO, na aplicação de uma oficina para o estudo de sólidos geométricos, mediado por materiais concretos (sólidos de acrílico e canudos de plástico), junto a uma turma de 9º Ano do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, município de Araguaína/TO. A atividade teve como propósito melhorar a compreensão e produção de significados dos conceitos geométricos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e lúdico, onde o trabalho em grupo foi fundamental para a sua realização. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas na execução da oficina, percebemos que o diálogo e discussões entre os estudantes, promovidas pela interação direta com os materiais concretos, proporcionaram um aprendizado mais engajado e colaborativo e, por conseguinte, uma melhor compreensão dos conceitos geométricos estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sthefany Corso Mikulski, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus de Araguaína/TO, ingresso em 2023. Concluiu o Ensino Médio na escola Centro Educacional Arco Íris, município de Porto Franco/MA, em 2020. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de out./2023 a abril/2024.

Adriano Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, de julho/2009 a agosto/2023, e na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Câmpus Universitário de Araguaína, desde setembro/2023, junto ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Integradas, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber).

Citas

Almeida, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14465. Acesso em: 11 fev. 2024.

Arias, José O. Cardentey; Yera, Armando Pérez. O que é a Pedagogia Construtivista? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, p. 11-22, jul./dez. 1996. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/360/328. Acesso em: 29 ago. 2024.

Baldissera, Altair. A Geometria Trabalhada a Partir da Construção de Figuras e Sólidos Geométricos. Portal Dia a Dia Educação, Secretaria da Educação do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_altair_baldissera.pdf. Acesso: 29 ago. 2024.

Filho, Joaquim Borges de S.; BRITO, Kleisy Laiana Vieira de. O aprendizado da geometria contextualizada no ensino médio. IESGO - Instituto de Ensino Superior de Goiás. Pós- Graduação Lato Sensu em Educação Matemática. Formosa/Goiás, 2010.

FONSECA, Adriano. A utilização de materiais concretos para o ensino e aprendizagem da Matemática: aspectos teórico-metodológicos e práticos. In: FONSECA, Adriano; SOUZA, Janderson Vieira de. (orgs.) Laboratório de Ensino de Matemática: experimentos e discussões na formação de professores de matemática. Palmas: UFT/EDUFT, 2016. p. 37-52.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LORENZATO, Sergio Aparecido. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, SBEM, Blumenau, Ano III, n. 4, 1 sem., p. 3-13, 1995.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

PACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira; SILVA, Rosilene Pedro da; OLIVEIRA, Glaucce Gizelly Silva de. Construções de Poliedros com Canudos: uma oficina mediada pela utilização de materiais didáticos para a produção de conhecimentos geométricos. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, IX, 2016, Campina Grande. Anais … Campina Grande: SBEM-PB, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/epbem/2016/TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.

RIESS, Maria Luiza Ramos. Trabalho em Grupo: instrumento mediador de socialização e aprendizagem. 2010. 33 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, São Leopoldo, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35714/000816117.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

Publicado

2024-11-18

Número

Sección

Dossiê PIBID

Artículos más leídos del mismo autor/a