A contribuição do ambiente escolar para a produção de experiências formativas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45790

Palabras clave:

Saberes docentes. Experiência. Direção escolar. Coordenação pedagógica. Formação continuada

Resumen

Este artigo parte do pressuposto de que a produção de experiências pelo professor acontece mediante a combinação de fatores internos e de condições objetivas existentes no ambiente escolar. De modo específico, este estudo tem como objetivo discutir como a equipe gestora da escola e o diálogo entre os professores podem favorecer ou enfraquecer a produção de experiências e a aprendizagem por meio delas. Estudos de John Dewey e Jorge Larrosa oferecem subsídios para o trabalho interpretativo. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da “entrevista compreensiva”. Fazem parte da pesquisa treze professoras, escolhidas intencionalmente com critérios e perfis predefinidos, de modo a assegurar a composição de um grupo representativo de profissionais, reconhecidas pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes e exitosas em suas práticas docentes. Os resultados apontam que as relações que são estabelecidas entre as professoras e seus pares contribuem para que elas experimentem a “pobreza da experiência”. As professoras elaboram suas experiências buscando coerência entre suas convicções pedagógicas e aquilo que o ambiente lhes oferece, confirmando que a experiência não depende apenas das condições externas e objetivas – como a atuação da direção escolar e da coordenação pedagógica –, mas é determinada pelo desejo, atitude e propósito de cada um.

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Biografía del autor/a

Deniele Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Doutorado em Educação. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Departamento de Matemática). Membro do GEProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente).

 

 

Menga Lüdke, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorado em Sociologia. Titular emérita da PUC-Rio (Departamento de Educação). Coordenadora do grupo de pesquisa Geprof, sobre formação de professores.

Citas

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Publicado

2024-11-04

Número

Sección

Artigos