Trajetórias pibidianas na formação de professores de Geografia

espaços e tempos da docência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45538

Palabras clave:

PIBID. Formação de professores. Geografia

Resumen

O presente texto apresenta a narrativa de uma professora ao longo da sua trajetória profissional e o papel que o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) exerceu em sua prática docente. Ele está organizado a partir das vivências de uma professora e suas práticas junto ao PIBID nas universidades em que trabalhou, evidenciando, através do relato, a relação universidade e escola. Por fim, apresenta considerações sobre o impacto do PIBID na formação inicial e continuada de professores, não apenas para os alunos de Iniciação à docência, mas também para os professores atuantes como orientadores de área e supervisores. Desta forma, revelou-se um espaço-tempo para a reflexão do que é ser professor(a).

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Biografía del autor/a

Aline Rodrigues, UFSM

Doutora em Geografia, professora adjunta no Departamento de Geociências, UFSM, Curso de Geografia. Participa do Grupo de Pesquisa: Auto-narrativas e Formação docente (UFRGS/UFSM). Áreas de atuação: Ensino de Geografia; Formação de professores; Geografia, Literatura e diferentes linguagens, Currículo e Didática da Geografia. 

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Publicado

2024-11-07

Número

Sección

Dossiê PIBID