Cidade e escola
abordagens e experiências construídas por meio do PIBID-Geografia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45476Palabras clave:
Cidade, Escola, PIBID, ExperiênciasResumen
O PIBID se constitui como um programa que entrelaça espaço/tempo, trajetórias e experiências, contribuindo para as travessias de professores(as) em formação. Por meio desse programa, aprofundamos o diálogo entre os diversos e diferentes saberes e experiências produzidos na relação entre escola e universidade, mas também entre a escola e a cidade. Afinal, essas duas escalas de experiências espaciais atravessam o cotidiano de grande parte dos sujeitos em formação. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar e nos aproximar, brevemente, de algumas abordagens, seja no âmbito da Geografia, seja nas outras áreas do saber, que apontam para questões que envolvem a cidade e a escola. Para tanto, partiremos do relato das experiências vivenciadas por meio do PIBID no CIEP Brizolão 246 - Professora Adalgisa Cabral de Faria, escola localizada na cidade de São Gonçalo- RJ. O resultado nos revelou diálogos interessantes entre as abordagens que conectam a cidade e a escola e as experiências vivenciadas no PIBID.
Descargas
Citas
ACSELRAD, Henri. (org). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008. (Coleção Território, ambiente e conflitos sociais, n. 1).
ARROYO, Miguel Gonzalez. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BEZERRA, Amelia Cristina Alves. Cidade e Escola: tecendo os caminhos, os (des)encontros e os horizontes na sala de aula. In. LIMONAD, Ester & BARBOSA, Jorge Luiz (orgs.) et al. Geografias, Reflexões Conceituais, Leituras da Ciência Geográfica, Estudos Geográficos. São Paulo: Editora Max Limonad, 2020.
BERNET, Jaume. Trilla. Introducción. In. Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona, Ajuntament de Barcelona, 1990.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. Obras escolhidas I.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiencia. São Paulo: Cortez, 2000.
CAÑELLAS, Antoni Joan Colom. La pedagogía urbana, marco concotual de la ciudad educadora. Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.
CAVALCANTI, Lana Souza. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. Revista GEOUSP, n. 5, p. 41-55, 1999.
CAVALCANTI, Lana Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012.
FRANCO, Creso; RIBEIRO, Luiz Cesar Queiroz; ALVES Kalil Fátima. Segregación urbana y rezago escolar en Rio de Janeiro. Revista de la CEPAL (online), v. 94, p. 133-148, 2008.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo. Revista da ANPEGE [S.l.], v. 14, n. 23, p. 158-190, dez. 2018. ISSN 1679-768X.
LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20 – 28, jan/fev/mar/abr. 2002.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v .19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.
LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausência: Contribución a la teoría de las representaciones. México, D.F: Fondo de Cultura Econômica, 1983.
MARQUES, Roberto. Por uma perspectiva espacial da escola. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 5-20, 2013.
MARFULL, Alexandre. Hacia un concepto de ciudad educadora. In: Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.
MORAES, Maria Célia Marcondes; MÜLLER, Ricardo Gaspar. História e experiência: contribuições de E. P. Thompson à pesquisa em educação. Revista PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 329-349, jul./dez 2003.
MARTINEZ, César Augusto Ferrari. Curricularizando os espaços entre a escola e a cidade. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; TONINI Ivaine M.; KAERCHER, Nestor A; COSTELLA, Roselane Z. (orgs.) Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013.
QUINTANILHA, Celio; LOPES, Rodrigo; SANTOS, Silvana; LOBACK, Victor. Entre a escola e a cidade: pensando as escalas de vivência na sala e aula. 5º Encontro Regional de ensino de geografia. Anais... Campinas, São Paulo, 2016.
RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KAZTMAN, Rubem. (Org.) A cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008. v. 1. 367p.
RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. C. A Cidade Contra a Escola? O Caso do Município do RJ. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 351-378, 2009a.
RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. Efeito Metrópole e acesso às oportunidades educacionais. EURE (Santiago. Impresa), v. XXXV, p. 101-129, 2009b.
SARAVI, Gonzalo. Segregação urbana, sociabilidade e escola na Cidade do México: a coexistência de mundos isolado. In. RIBEIRO, Luiz César Q.; KAZTMAN, Ruben (Orgs.) A cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008. v. 1. 367p.