Cidade e escola

abordagens e experiências construídas por meio do PIBID-Geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45476

Palabras clave:

Cidade, Escola, PIBID, Experiências

Resumen

O PIBID se constitui como um programa que entrelaça espaço/tempo, trajetórias e experiências, contribuindo para as travessias de professores(as) em formação. Por meio desse programa, aprofundamos o diálogo entre os diversos e diferentes saberes e experiências produzidos na relação entre escola e universidade, mas também entre a escola e a cidade. Afinal, essas duas escalas de experiências espaciais atravessam o cotidiano de grande parte dos sujeitos em formação. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar e nos aproximar, brevemente, de algumas abordagens, seja no âmbito da Geografia, seja nas outras áreas do saber, que apontam para questões que envolvem a cidade e a escola. Para tanto, partiremos do relato das experiências vivenciadas por meio do PIBID no CIEP Brizolão 246 - Professora Adalgisa Cabral de Faria, escola localizada na cidade de São Gonçalo- RJ. O resultado nos revelou diálogos interessantes entre as abordagens que conectam a cidade e a escola e as experiências vivenciadas no PIBID.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

AMELIA BEZERRA, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado em Educação pela UFF. É coordenadora do Grupo de Investigações Geo(grafias) escolares, Espaço e Experiências - GERASOES - Atua na interface Geografia e Educação, com ênfase em: Formação de professores(as): concepções, práticas e experiências; Cidade, suas diferentes linguagens, representações na sala de aula; Cidade, Escola e Experiência; Ensino de Geografia e práticas inclusivas

Victor Loback Loback , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), 2022, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com período de estágio doutoral na Université de Cergy-Pontoise (França). Mestrado em Educação pela UFF, concluído em 2015. Licenciatura Plena em Geografia pela mesma universidade obtida em 2012. Possui experiência com formação de professores, tendo atuado como Supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), entre 2014 a 2018. Desenvolve pesquisas acerca da Produção do Espaço Escolar e o Ensino de Geografia em busca da construção de uma Geografia da Educação. Atualmente é Diretor Adjunto na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Citas

ACSELRAD, Henri. (org). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008. (Coleção Território, ambiente e conflitos sociais, n. 1).

ARROYO, Miguel Gonzalez. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BEZERRA, Amelia Cristina Alves. Cidade e Escola: tecendo os caminhos, os (des)encontros e os horizontes na sala de aula. In. LIMONAD, Ester & BARBOSA, Jorge Luiz (orgs.) et al. Geografias, Reflexões Conceituais, Leituras da Ciência Geográfica, Estudos Geográficos. São Paulo: Editora Max Limonad, 2020.

BERNET, Jaume. Trilla. Introducción. In. Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona, Ajuntament de Barcelona, 1990.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. Obras escolhidas I.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiencia. São Paulo: Cortez, 2000.

CAÑELLAS, Antoni Joan Colom. La pedagogía urbana, marco concotual de la ciudad educadora. Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.

CAVALCANTI, Lana Souza. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. Revista GEOUSP, n. 5, p. 41-55, 1999.

CAVALCANTI, Lana Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012.

FRANCO, Creso; RIBEIRO, Luiz Cesar Queiroz; ALVES Kalil Fátima. Segregación urbana y rezago escolar en Rio de Janeiro. Revista de la CEPAL (online), v. 94, p. 133-148, 2008.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo. Revista da ANPEGE [S.l.], v. 14, n. 23, p. 158-190, dez. 2018. ISSN 1679-768X.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20 – 28, jan/fev/mar/abr. 2002.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v .19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausência: Contribución a la teoría de las representaciones. México, D.F: Fondo de Cultura Econômica, 1983.

MARQUES, Roberto. Por uma perspectiva espacial da escola. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 5-20, 2013.

MARFULL, Alexandre. Hacia un concepto de ciudad educadora. In: Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Anais... Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990.

MORAES, Maria Célia Marcondes; MÜLLER, Ricardo Gaspar. História e experiência: contribuições de E. P. Thompson à pesquisa em educação. Revista PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 329-349, jul./dez 2003.

MARTINEZ, César Augusto Ferrari. Curricularizando os espaços entre a escola e a cidade. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; TONINI Ivaine M.; KAERCHER, Nestor A; COSTELLA, Roselane Z. (orgs.) Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013.

QUINTANILHA, Celio; LOPES, Rodrigo; SANTOS, Silvana; LOBACK, Victor. Entre a escola e a cidade: pensando as escalas de vivência na sala e aula. 5º Encontro Regional de ensino de geografia. Anais... Campinas, São Paulo, 2016.

RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KAZTMAN, Rubem. (Org.) A cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008. v. 1. 367p.

RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. C. A Cidade Contra a Escola? O Caso do Município do RJ. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 351-378, 2009a.

RIBEIRO, Luiz Cézar Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. Efeito Metrópole e acesso às oportunidades educacionais. EURE (Santiago. Impresa), v. XXXV, p. 101-129, 2009b.

SARAVI, Gonzalo. Segregação urbana, sociabilidade e escola na Cidade do México: a coexistência de mundos isolado. In. RIBEIRO, Luiz César Q.; KAZTMAN, Ruben (Orgs.) A cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008. v. 1. 367p.

Publicado

2024-11-04

Número

Sección

Dossiê PIBID