Gênero oral e argumentação

uma análise do livro didático 'Se Liga na Língua' no ensino médio integrado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.43933

Palabras clave:

Educação profissional técnica e tecnológica, gênero oral, argumentação

Resumen

O estudo examina a construção da capacidade argumentativa através do gênero oral, destacando a importância dessa modalidade para a comunicação e expressão dos discentes para a vida social e atuação no mundo do trabalho. Sem desvalorizar os gêneros escritos, a pesquisa buscou ressaltar a relevância dos gêneros orais no processo de ensino e aprendizagem da linguagem. Utilizou-se o livro didático (LD) “Se Liga na Língua” adotado pelo Instituto Federal do Tocantins como referência e por meio de entrevista com um professor de Língua portuguesa, avaliou-se a transposição didática desse livro nas declarações do docente sobre os conteúdos abordados na aplicação em sala de aula. Os resultados da análise indicam a necessidade de reformulação do LD, especialmente no que concerne à produção textual oral, evidenciando uma lacuna no foco em práticas de letramento oral argumentativo. Observou-se que, apesar das limitações do material didático, o professor realiza atividades que incentivam a oralidade e a argumentação. Enfim, o livro didático precisa ser revisado.

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Biografía del autor/a

Paloma Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Professora efetiva no Colégio Estadual São José, lotada no Ensino Médio. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR) e especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho, na Área de Conhecimento EDUCAÇÃO, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância/UFPI. Atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas (IFTO). Têm experiência nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística aplicada, letramento crítico, leitura, produção textual, gramática e literatura.

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Orientador de pesquisas no Programa Nacional de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) - Boursier de excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Líder do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

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Publicado

2024-08-23