O ensino de biologia com a educação das relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41536Palabras clave:
Ensino de Ciências e Biologia, Racismo, Relações étnico RaciaisResumen
O presente trabalho é uma revisão de literatura e análise documental sobre a Lei 10.639/03 (Brasil, 2003) e sua relação com o ensino de Biologia. Esta Lei torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena em todas as escolas da educação básica, públicas e particulares, no país. Nesta abordagem, foi realizado um levantamento dos trabalhos publicados em um dos principais eventos nacionais de pesquisa em Biologia: o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), considerando a contribuição das pesquisas apresentadas nesse espaço para a área de ensino. O resultado desse levantamento evidencia uma questão problemática: o ensino das relações étnico-raciais não está sendo efetivamente inserido nas escolas e, de certa forma, pouco é contemplado no Ensino de Biologia
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