Percepção de estudantes sobre a aprendizagem na pandemia da covid-19 e implicações para o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38494Palabras clave:
ensino remoto, práticas pedagógicas, percepções dos estudantesResumen
Este artigo aborda o ensino remoto, criado de modo emergencial nas escolas brasileiras, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Os sujeitos pesquisados foram estudantes de um curso técnico da rede pública, no interior de São Paulo. O objetivo foi analisar a percepção dos alunos acerca do ensino remoto e, a partir dessas percepções, propor práticas pedagógicas adequadas à nova realidade educacional mediada pelas tecnologias digitais de interação e comunicação. O aporte teórico e o caminho metodológico fundam-se nos estudos sobre percepção de estudantes e na metodologia para aulas remotas. As opiniões dos alunos foram coletadas a partir da aplicação de um questionário. Os dados revelam dificuldade de concentração e motivação. Como aspectos positivos, eles mencionam a economia de tempo e a praticidade de acesso às aulas assíncronas. No aspecto pedagógico, o destaque é a necessidade de ampliação da interação e do repertório didático-pedagógico-tecnológico dos professores.
Descargas
Citas
ANGELUCCI, Carla Biancha. Ensino (superior) remoto emergencial: questões éticas. Jornal da USP. São Paulo, 10 jun. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/ensino-superior-remoto-emergencial-questoes-eticas/. Acesso em: 14 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITO, José Maurício da Silva. A singularidade pedagógica do ensino híbrido. Revista científica em educação a distância. EaD em foco. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/ article/view/ 948. Acesso em: 21 jun. 2021.
BROOKS, Rachel; RIELE, Kitty te; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2017.
CURY, Lucilene; CONSANI, Marciel. A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, jul.-dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/ view/165136. Acesso em: 10 mai. 2021.
DURAN, Débora. Coronavírus viraliza educação on-line. Jornal da USP. São Paulo, 18 mar. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos/coronavirus-viraliza-educacao-on line/. Acesso em: 29 mai. 2021.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; AGUIAR, Fabiane Angélica; SOUZA, Alanna Cristina Landim; BORJA, Shirley Doweslei Bernanrdes. Educação a distância e a neurociência: os fatores que encantam os alunos. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 12, p. 1165-1193, set.-dez. 2019. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view /531. Acesso em: 6 mai. 2021.
HODGES, Charles, MOORE, Stephanie, LOCKEE, Barb, TRUST, Torrey, BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/ articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teachingand-online-learning, 2020. Acesso em: 29 mai. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisa revela resposta educacional à pandemia em 2021. Brasil: INEP, 18 jul. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-resposta-educacional-a-pandemia-em-2021. Acesso em: 5 mai. 24.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos I. da Costa. 2. ed. São Paulo, 34, 2010.
MÁXIMO, Elisiele; CAIXETA, Lucas. Plataformas que simulam salas de aula podem aliviar a fadiga do Zoom. Metrópoles. Brasília: Metrópolis, 1 jun. 21. Caderno Especial. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/plataformas-que-simulam-salas-de-aula-podem-aliviar -a-fatiga-do-zoom. Acesso em: 2 jun. 2021.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 21st-century readers: developing literacy skills in a digital word. PISA. Paris: OCDE, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787 /a83d84cb-en. Acesso em: 14 jun. 2021.
QUEIROZ, Anna Carolina Muller, NASCIMENTO, Alexandre, FAUVILLE, Geraldine, LUO, Mufan, MEIRELLES, Fernando, PLANK, David, BAILENSON, Jeremy, HANCOCK, Jeff. Tradução, validação e aplicação da Escala ZEF (ZEF Scale) para avaliação da Fadiga Zoom na população brasileira (Translation, Validation and Application of the ZEF Scale to Assess Zoom Fatigue in the Brazilian Population). In: SSRN e-library. Standford, p. 1-24, maio 2021. Disponível em https://ssrn.com/ abstract=3844219. Acesso em: 4 jun. 21.
SANTOS, Edméa. Educação on-line para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, p. 5658-5671, 2009. Disponível em https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso /Xcongreso/pdfs/ t12/t12c427.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
SANTOS, Suzana do Nascimento; BAEZ, Mariana Portilla; SOUZA, Vera Lúcia Rangel de. Gestão da educação a distância, material didático, avaliações no AVA de aprendizagem: “crenças e verdades”. Revista Multidisciplinar do Amapá. Amapá: IFAP, vol. 1, n. 1, p. 63-80, jan.-jun. 2018. Disponível em: http://periodicos.ifap.edu.br/index.php /REMAP/article/view/187. Acesso em: 2 jun. 21.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. set./ 2001. Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2001. Disponível em: http://www. portcom.intercom.org.br/pdfs/.pdf. Acesso em: 26 mai. 2021.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php /5147288/mod_resource/content/1/Educa%C3%A7C3%A3o%20Sem%20Dist%C3%A2ncia.pdf. Acesso em: 25 mai. 2021.
TORI, Romero. Tecnologia e metodologia para uma educação sem distância. Em Rede: Revista de Educação a Distância. Unirede, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2015. Disponível em https://www.aunirede.org.br/revista/ index.php/emrede/article/view/64. Acesso em: 14 jun. 2021.