Estágio docente em um ambiente híbrido
um relato de experiência no curso de Comércio Exterior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.38366Palabras clave:
Estágio docência, Aulas presenciais, Aulas remotasResumen
O estágio em docência é uma prática experimentada por um aluno iniciante, guiado por um professor experiente, podendo ser considerado um período de iniciação docente, vislumbrando a incorporação ou aperfeiçoamento da prática educativa. Assim, este trabalho mostra o relato de experiência de um doutorando em Educação, vinculado ao programa de pós-graduação em Educação. O estágio foi desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior na Universidade de Passo Fundo/RS. Constituiu-se do acompanhamento e participação em aulas presenciais e remotas na disciplina de Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM), com a supervisão da professora titular. Ele ocorreu no primeiro semestre do ano de 2022, ainda sob a influência da pandemia da COVID-19. A plataforma utilizada para as aulas síncronas foi o Google Meet, quando era realizada a orientação individual aos alunos. Como avaliação final do estágio, foi atingindo o objetivo de possibilitar ao estagiário aprender a lidar com seus próprios limites e limites dos alunos.
Descargas
Citas
BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tânia B. I. Ser professor é ser pesquisador. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. Cap. 1. p. 11-20.
FÁVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi; UANGNA, Elia Maria Leandro; RIGONI, Larisa Morés. A educabilidade política do educador no fazer docente: formação de capacidades para atuar no contexto escolar contemporâneo. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon (Org.). Leituras sobre a pesquisa em Política Educacional e a Teoria da Atuação. Chapecó: Livrologia, 2022. p. 105-119.
SANTOS, José Jackson Reis dos. Memória pedagógica em contexto de trabalho -formação-pesquisa: reflexões na ausência-presença de Elli Benincá. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Org.). Formação de Educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022. p. 228-241.