“Será que é mágica?”
Ponderações sobre interações entre adultos, bebês e livros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37325Palabras clave:
Bebês, Livros, PesquisaResumen
O artigo apresenta recorte de pesquisa de doutorado, que teve como centralidade observar, registrar, compreender especificidades das interações dos bebês no encontro com os livros de literatura infantil. Num primeiro momento, a pesquisa se dedicou a olhar para os bebês. Para tanto, construiu quatro categorias para observação interessada e análise de seus movimentos exploratórios e investigativos: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo. Considerando tais questões, também buscou compreender: de que modo os adultos podem redimensionar perspectivas, olhares, propostas de interações com e entre bebês e livros? Assumindo que o bebê atua sobre objetos e situações a partir de sua condição de pessoa, a relação desponta-se como princípio que tece convites e abertura para o acolhimento dos bebês no seu processo de imersão no mundo, tendo a relação como princípio.
Descargas
Citas
BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução, introdução e notas de Newton Aquiles Von Zuben. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1974.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Campinas: Perspectiva, 2009.
BUBER, Martin. El caminho Del ser humano y otros escritos. DÍAZ, Carlos (tradução e notas). Madri: Fundación Emmanuel Mounier, 2003.
DAVIS, Madeleine; WALLBRIDGE, David. Limite e espaço: uma introdução à obra de D. W. Winnicott. Tradução de Eva Nick. Rio de Janeiro: Imago, 1982.
DA MATTA, Roberto. Introdução. In: GENNEPE, Arnold Van. Os ritos de passagem. São Paulo: Vozes, 2013.
GENNEPE, Arnold Van. Os ritos de passagem. São Paulo: Vozes, 2013.
GOTTLIEB, Alma. Tudo começa na outra vida. A cultura dos recém-nascidos no oeste da África. São Paulo: Editora Fap-Unifesp, 2012.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
PACOVSKÁ, Kveta. Jogo da meia-Noite. São Paulo: Ática, [1993].
PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
SALUTTO, Nazareth. “Pode deixar rasgar?” Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, v. 24, 2020.
WINNICOTT, Donald Wood. O brincar e a realidade. Tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica Helena Souza Patto. 4. ed. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
WINNICOTT, Donald Wood. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: ARTMED, 1983.
WINNICOTT, Donald Wood. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
WINNICOTT, Donald Wood. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LCT, 2014.
WINNICOTT, Donald Wood. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ZUBEN, Newton Aquiles Von. Martin Buber: cumplicidade e diálogo. Bauru, SP: EDUSC, 2003.