O desenvolvimento humano e a Formação Contínua de Professores
proposições para a organização da rotina das instituições educativas no município de São Francisco do Guaporé-RO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37305Palabras clave:
Organização da rotina, Formação Contínua de Professores, Teoria Histórico-CulturalResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar proposições para a organização da rotina das instituições educativas, com base em um trabalho de Formação Contínua de Professores, iniciado no município de São Francisco do Guaporé-RO, em 2021, a fim de instrumentalizar professores, Equipes Pedagógicas, Equipe da Secretaria e profissionais que atuam na Educação para a condução de intervenções educativas, com vistas a contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para a fundamentação desse trabalho, recorremos aos pressupostos metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, que se configura como um referencial que ampara e oferece subsídios para a organização do ensino e, nesse caso, da rotina escolar. O texto se apresenta com delineamento bibliográfico, em que destacamos estudos de autores clássicos e contemporâneos que versam sobre o desenvolvimento das capacidades intelectuais e a relação com a organização da rotina.
Descargas
Citas
BEECH, Samantha; KWON, Jake. Número de mortos por Covid-19 no mundo passa de 5 milhões. CNN Brasil, [s. l.], 1 nov. 2021. Saúde. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mundo-passa-a-marca-de-5-milhoes-de-mortes-causadas-pela-covid-19/. Acesso em: 26 fev. 2022.
BONI, Jonatas. Comunidade quilombola de RO comemora o crescimento do turismo. G1, Rondônia, 12 jan. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/01/comunidade-quilombola-de-ro-comemora-o-crecimento-do-turismo.html. Acesso em: 6 mar. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 9. ed. São Paulo: RT, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 mar. 2022.
CHAVES, Marta. Enlaces da teoria histórico-cultural com a literatura infantil. In: CHAVES, Marta (Org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EDUEM, 2011. p. 97-105.
CHAVES, Marta. Formação contínua e práticas educativas: possibilidades humanizadoras. In: CAÇÃO, Maria Izaura; MELLO, Suely Amaral; SILVA, Vandeí Pinto da (Org.). Educação e desenvolvimento humano: contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação escolar. Jundiaí: Paco Editorial: 2014a. p. 119-139.
CHAVES, Marta. Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Rev. Teoria e Prática da Educação, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 81-91, set./dez. 2014b. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/28210/pdf_71. Acesso em: 06 mar. 2022.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Relatório de agosto de 2021. 2021a. Relatório.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Relatório de setembro de 2021. 2021b. Relatório.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Relatório de outubro de 2021. 2021c. Relatório.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Relatório de novembro de 2021. 2021d. Relatório.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Relatório de dezembro de 2021. 2021e. Relatório.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. Visita técnica da Equipe de São Francisco do Guaporé-RO à Maringá-PR. 2021f. Dossiê.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Sínteses das reuniões de planejamento, estudo, de organização e de orientações. 2021g. Sínteses.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas/Anotações de reuniões com a Equipe da Secretaria, Equipes Pedagógicas, Professores e Profissionais da Educação. 2021h. Anotações.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas. 2021i. Relato de Experiência.
CHAVES, Marta; GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. São Francisco do Guaporé-RO e a constituição da Educação de Excelência: estudos e ações individuais e coletivas. 2021j. Fotografias.
CHAVES, Marta; LIMA, Elieuza. Aparecida de; FERRAREZE, Sineide. Teoria histórico-cultural e formação de professores: estudos de intervenções pedagógicas humanizadoras. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História – UEM, 2012.
CHAVES, Marta; MAX, Aline Aparecida; MOURA, Deovane Carneiro Ribas de; WALDMANN, Suzy da Conceição; SUAREZ, Tânia Aparecida Mercer (Org.). Teoria Histórico-Cultural e realização de intervenções pedagógicas humanizadoras: conquistas de professores e crianças na Educação Infantil. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações: Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História – UEM, 2016.
CHAVES, Marta; RUBIO, Rosangela Pirani; TULESKI, Silvana Calvo (Org.). Brincar e aprender com móbiles e chocalhos: possibilidades de conquistas de educadores e crianças. Alto Paraná: Coordenação Pedagógica: Maringá: Grupo de Estudos em Educação Infantil: Departamento de Teoria e Prática da Educação: Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.
CHAVES, Marta; TEIXEIRA, Aparecida Paião; FAUSTINO, Rosangela Célia (Org.). Professores repensando a prática pedagógica: propostas, objetivos e conquistas coletivas. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações: Laboratório de Arqueologia: Etnologia e Etno-História – UEM, 2008.
COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO. Terra quilombola Pedras Negras. São Paulo: CPISP, 2021. Disponível em: https://cpisp.org.br/pedras-negras/. Acesso em: 6 mar. 2022.
G1. Comunidade Santo Antônio é reconhecida pelo Incra como área quilombola, em RO. G1 RO, Porto Velho, 17 maio 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/ rondonia/noticia/2019/05/17/comunidade-santo-antonio-e-reconhecida-pelo-incra-como-area-quilombola-em-ro.ghtml. Acesso em: 24 nov. 2021.
GARCIA, Avany Aparecida. Linguagem e desenvolvimento psíquico: proposições da teoria histórico-cultural para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Marta Chaves. 2021. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai. Aprendizagem e desenvolvimento dos primeiros meses aos três anos: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Orientadora: Marta Chaves. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
GONÇALVES, Kalyandra Khadyne Imai; CHAVES, Marta; LIMA, Elieuza Aparecida de. A atividade de comunicação emocional: possibilidades de ensino, aprendizagem e desenvolvimento no primeiro ano de vida do bebê. Notandum, [s. l.], n. 56, p. 97-110, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/53796/751375151769. Acesso em: 20 fev. 2022.
HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IBGE. Cidades e estados: São Francisco do Guaporé. [S. l.]: IBGE, [2021?]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ro/sao-francisco-do-guapore.html. Acesso em: 28 jan. 2022.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
LIMA, Elieuza Aparecida de; GIROTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; CHAVES, Marta. Literatura Infantil e aprendizagem de estratégias de leitura. In: CHAVES, M. (org.). Intervenções pedagógicas na educação infantil. Maringá: Eduem, 2011. p. 79-92. (Formação de Professores EaD).
LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Literatura Infantil e caixas que contam histórias: encantamentos e envolvimentos. In: CHAVES, Marta (Org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: Eduem, 2011. p. 55-67.
LIUBLINSKAIA, Anna Alexandrovna. O desenvolvimento psíquico da criança (dos 3 aos 7 anos). Tradução de Luís Marques Silva. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1973.
NUNES, Elizane de Assis. Teoria histórico-cultural e formação contínua de professores: estudos e proposições de intervenções pedagógicas para a Educação Infantil. Orientadora: Marta Chaves. 2021. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
SILVA, Eloiza Elena da. Formação contínua na educação infantil brasileira: estratégia de desenvolvimento para professores e crianças. Orientadora: Marta Chaves. 2020. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
ZAPOROZET, Alexander Vladimirovich.; LISINA, Mai Ivanovna. El desarrollo de la comunicación en la infancia. Tradución de Arturo Villa Gutiérrez. Arganda del Rey: G. Nuñez Editor, 1986.