Antes que o céu caia
Práticas pedagógicas antiespecistas com crianças na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37120Palabras clave:
Práticas Pedagógicas Antiespecistas, Crianças, Anos Iniciais, Educação infantil, Escola PúblicaResumen
Analisamos alguns aspectos da crise civilizacional contemporânea como a que subalterniza os animais conforme nossos interesses. A situação é ratificada pela escola e outras instituições que ajudam a naturalizar essa condição. Ao mesmo tempo, modelos antiespecistas defendem que toda subalternidade, seja de animais ou humanos, deva ser combatida e superada. Nesse sentido, pesquisa realizada com crianças na escola pública, a partir de práticas pedagógicas antiespecistas, destaca a possibilidade da construção de posturas críticas em sala de aula. Investigações, oficinas, palestras, saídas de campo com crianças geraram novos posicionamentos em relação a animais, bem como a outros humanos presentes em seus cotidianos. Isso nos anima a prospectar a escola como um importante suporte na construção de lógicas não antropocêntricas que distensionem a dicotomia humano versus animal.
Descargas
Citas
ANIMAIS. DCL, 2013. (Coleção Abinhas educativas, v. 1).
BBC NEWS. Cada vez mais brasileiros veem pets como filhos, tendência criticada pelo Papa. 14 de janeiro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/pets/noticia/2022/01/14/cada-vez-mais-brasileiros-veem-pets-como-filhos-tendencia-criticada-pelo-papa.ghtml Acesso em: 16 jan. 2022.
BENSUSAN, Nurit. Cartas ao morcego. Ilustrações Raísa Curty. Brasília: Mil Folhas, 2021.
BLOG NOTICIANDO AQUI. Humanos desprezíveis: Turistas retiram golfinho do mar para fazer selfie e animal morre. Disponível em: http://blognoticiandoaqui.blogspot.com/2016/02/humanos-despreziveis-turistas-retiram.html
BRÜGGER, Paula. Amigo animal: reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
CARTA CAPITAL. Um novo bilionário surgiu a cada 26 horas desde o início da pandemia, aponta Oxfam. 17/01/2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/um-novo-bilionario-surgiu-a-cada-26-horas-desde-o-inicio-da-pandemia-aponta-oxfam/ Acesso em: 20 jan. 2022.
CIDADE VERDE. Golfinho morre após ser tirado da água por banhistas para selfies. Disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/254232/golfinho-morre-apos-ser-tirado-da-agua-por-banhistas-para-selfies Acesso em: 12 abr. 2021
CHAIGAR, Vânia Alves Martins et. al (Orgs.). A cidade, as crianças e os animais. Curitiba: Appris, 2018.
FACEBOOK. FiloCzar, editora. Diálogos veganos: evento virtual. Disponível em: https://www.facebook.com/editorafiloczar/photos/gm.176659857677619/4189243007763512/. Acesso em: 29 maio 2021.
FELIPE, Sônia Teresinha. Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007.
FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Prática Pedagógica Dialógica. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p. 227.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
G1. Ministro do Meio Ambiente defende passar 'a boiada' e 'mudar' regras enquanto atenção da mídia está voltada para a Covid-19. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/22/ministro-do-meio-ambiente-defende-passar-a-boiada-e-mudar-regramento-e-simplificar-normas.ghtml Acesso em: 25 jan. 2022.
INSTITUTO NINA ROSA. Fulaninho, o cão que ninguém queria. 2001. 1 vídeo (19:21min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gn1ISZY31H0 Acesso em: 10 jun. 2017.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
MAURIZI, Marco. O antiespecismo como apropriação da classe trabalhadora: entrevista com Marco Maurizi. 2019. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2020/08/19/o-antiespecismo-como-apropriacao-da-classe-trabalhadora-entrevista-com-marco-maurizi/ Acesso em: 13 dez. 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, n. 32, p. 123-151, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso em: 16 jan. 2022.
PESSÔA, Karina Alessandra; FAVALLI, Leonel Delvai. A escola é nossa: ciências. 3.ed. São Paulo: Scipione, 2014. (Coleção A escola é nossa).
NUNES, Andriara Nunes. Por uma pedagogia antiespecista: experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2021.
NETFLIX. Pets – a vida secreta dos bichos. 2016. 1 vídeo (1h:26min) Disponível em: https://www.netflix.com/title/80095314
SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021. (Coleção Nos.Otras, v. 4).
SINGER, Peter. Libertação animal. São Paulo: Lugano, 2004.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.