Formação continuada de professores e professoras no Ensino Remoto Emergencial
desafios do Colégio de Aplicação João XXIII na Residência Docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35353Palabras clave:
Formação de professores/as, Residência Docente, Ensino RemotoResumen
A formação inicial e continuada de professores/as é uma ação inerente ao trabalho formativo realizado nos colégios de aplicação vinculados a universidades públicas federais, destacando a sua importância na educação. Uma dessas possibilidades é a Residência Docente, que visa proporcionar a imersão do/a professor/a iniciante no cotidiano escolar. Desde o ano letivo de 2020, fomos assolados pela pandemia da Covid-19, levando as escolas a reorganizarem o processo ensino-aprendizagem, de forma remota e por meio de tecnologias digitais. Este texto busca relatar a experiência do Colégio de Aplicação João XXIII na formação continuada de professores/as a partir do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A complexidade do ensino e da formação é ampliada neste cenário, desafiando a instituição, compreendida na sua totalidade, a buscar estratégias e reconstruir o lugar da formação em contexto tão adverso.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Projeto Político Pedagógico. 2020. (Texto Mimeo)
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Projeto Político Pedagógico. 2013. Disponível em: https://www.ufjf.br/joaoxxiii/institucional/editais/projeto-politico-pedagogico/ Acesso em: 01 maio 2017. 38 p.
COSENZA, Angélica; DIAS, Juliana Madalena Trifilio; AMORIM, Cassiano Caon. A formação continuada em um programa de Residência Docente: a experiência da UFJF. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 31-42, set./dez. 2020. Disponível em http://www.revformacaodocente.com.br
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. 2008, v. 13, n. 37 [Acessado 12 Junho 2021], pp. 57-70. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006. Epub 28 Maio 2008. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online]. 2017, v. 47, n. 166, p. 1106-1133. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053144843. ISSN 1980-5314. Acesso em: 12 jun. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interacções humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Graduação. Resolução nº138/2019. Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/congrad/wp-content/uploads/sites/30/2018/02/RES_138.2018-Resid%C3%AAncia-Docente1.pdf Acesso em 21 dez. 2020.