A Matemática e o Coronavírus

pensando a relação entre o ensino e a aprendizagem crítica

Autores/as

  • Lincoln Naranti do Santos Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil
  • Sandra Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0009-0002-0846-9041
  • Ademir Pereira Junior Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0119-9344
  • Rosana Rodrigues de Oliveira Volpato Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35103

Palabras clave:

Matemática Crítica. Resolução de Problemas. Covid 19.

Resumen

Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões a respeito de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui descrita se enquadra na categoria de relato de experiência, tendo como objetivo principal o pensar a Matemática de forma crítica, no sentido dos conceitos matemáticos desenvolvidos em sala de aula tornarem-se uma ferramenta para a leitura, interpretação e compreensão do mundo à nossa volta. A atividade consistiu na aplicação de uma situação-problema aos discentes do Ensino Fundamental II e Médio, englobando aspectos relacionados à taxa de transmissão do COVID-19o Brasil. A partir da atividade desenvolvida, foi possível observar a importância da utilização de situações-problema para a discussão crítica de questões sociais vigentes, levando os alunos a pensar a respeito da matemática para além dos cálculos, operações e equações algébricas. 

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Biografía del autor/a

Lincoln Naranti do Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Integrante do GEPEME/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar e Professor da rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Participou dos Programas PIBID e Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática ambos desenvolvidos na Universidade Estadual de Maringá.

Sandra, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, graduada em Licenciatura em Matemática pela UEM e Docente do Departamento de Matemática da UEM. Integrante do GEPEME/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar, Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tem experiência na área de Educação, com pesquisas nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, geometria e comunicação e linguagem nas aulas de matemática.

Ademir Pereira Junior , Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialização em Educação Matemática (2003) pelo Instituto Paranaense de Ensino de Maringá, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2014), pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2020) pela Universidade Estadual de Londrina. Participou do GEPEMA (2012 a 2015). Participou do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas Sobre Modelagem Matemática e
Educação Matemática (2016 a 2020), professor titular do Governo do Estado do Paraná.

Rosana Rodrigues de Oliveira Volpato , Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil

Licenciada em Ciências e Matemática pela Faculdade FAFIMAN, possuí especialização em Educação Especial e Tutoria em Educação à Distância é Professora da rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Participou como preceptora do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Matemática e Educação Financeira.

Citas

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Publicado

2024-07-25