A Matemática e o Coronavírus
pensando a relação entre o ensino e a aprendizagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35103Keywords:
Matemática Crítica. Resolução de Problemas. Covid 19.Abstract
Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões a respeito de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui descrita se enquadra na categoria de relato de experiência, tendo como objetivo principal o pensar a Matemática de forma crítica, no sentido dos conceitos matemáticos desenvolvidos em sala de aula tornarem-se uma ferramenta para a leitura, interpretação e compreensão do mundo à nossa volta. A atividade consistiu na aplicação de uma situação-problema aos discentes do Ensino Fundamental II e Médio, englobando aspectos relacionados à taxa de transmissão do COVID-19o Brasil. A partir da atividade desenvolvida, foi possível observar a importância da utilização de situações-problema para a discussão crítica de questões sociais vigentes, levando os alunos a pensar a respeito da matemática para além dos cálculos, operações e equações algébricas.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível no site:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 5 julho de 2021.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2022.
BUTANTAN, Canal. Direção: Instituto Butantan. O poder de contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). 6 de março de 2020. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=Atv1fJrfIg8. Acesso em: 5 jul. 2021.
JUNIOR, Luiz Carlos Leal; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 955-978, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/nLsFMY58vc7767N6RV9rGcb/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 5 jul. 2021.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo. Editora UNESP, 1999.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 212- 231.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001.