Experimentações docentes no Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal Joaquim Mendes Contente em Abaetetuba/PA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35101Palabras clave:
Programa Residência Pedagógica, Experimentações docentes. AbaetetubaResumen
O presente trabalho objetiva apresentar um relato das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (RP), desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Mendes Contente, localizada na cidade de Abaetetuba/PA. Almeja-se enfatizar a relevância do programa para o aprimoramento da nossa formação acadêmica e profissional à medida que o mesmo viabilizou uma experiência prática de sala de aula, assim como a problematização e compreensão de várias temáticas por meio da participação em formações, eventos científicos, oficinas, possibilitando-nos exercitar a relação teoria e prática. Portanto, as experiências vivenciadas demonstraram que o Programa Residência Pedagógica se caracteriza como um espaço formativo, que contribuiu eficazmente para o nosso aprimoramento acadêmico e profissional, fazendo-nos perceber a importância do educador está sempre em busca de novos conhecimentos com a finalidade de desenvolver um ensino de boa qualidade em sala de aula.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva 2005.
CORAZZA, Sandra Mara. O planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Orgs). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.
COSTA, Elizabeth Rodrigues. Figura 1. Atividade prática e educativa. Abaetetuba-PA, 2018.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1989.
Figura 2. Obras de Arte feitas com lixo eletrônico. Disponível em: <https://www.revistahabitare.com.br/arte/artista-cria-obras-com-lixo-eletronico/> <https://br.pinterest.com/pin/118078821450856718/>. Acesso em: 03/10/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um Sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004.
RIOS, Terezinha Azêredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, Roberlilson Paulino; BATISTA, Maria Socorro Silva. Arte e Educação Ambiental como possibilidades de desenvolvimento da consciência crítica. Educere et Educare – Revista de Educação. Vol. 11 Número 22 jul./dez. Ahead of Print. UNIOESTE, Campus de Cascavel, 2016.