Ciência forense no ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.35000Palabras clave:
Ciência Forense, Ensino de Biologia, Residência PedagógicaResumen
A popularização da ciência forense através da literatura e de seriados televisivos tem motivado as pessoas a seguirem carreiras dentro da área criminalística. Entretanto, muitas vezes as mídias não representam a realidade. A ciência que lida com a área criminalística pode ser definida como aplicação de métodos e princípios científicos na investigação de crimes. Sabendo disso, construímos um projeto para abordar os conhecimentos e práticas das ciências forenses dentro do ensino de biologia com estudantes de ensino médio de uma escola pública no contexto do programa de residência pedagógica. O projeto foi realizado através de uma aula teórica em conjunto com um material didático de apoio produzido pelos residentes e de uma aula prática em conjunto com uma perita criminal do Estado do Maranhão, que manipulou materiais de revelação de impressões papiloscópicas junto dos residentes e dos estudantes. Como resultado das atividades, o problema do feminicídio foi abordado pelos estudantes através da hipotetização científica, sendo este um tema importante e urgente.
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