Programa Residência Pedagógica no formato remoto

percepções de residentes do curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34998

Palabras clave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação inicial, Ensino remoto

Resumen

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem se revelado um importante momento em que ocorre o ensino e aprendizagem do licenciando por meio da sua inserção no seu futuro ambiente de atuação. Porém, em virtude da pandemia de Covid-19, a oferta das atividades escolares passou a ser no formato remoto, inclusive as práticas do PRP. A pesquisa objetivou “analisar os dizeres dos residentes do curso de licenciatura em Matemática da Unifesspa acerca das percepções que têm das práticas que realizam, no formato remoto, em turmas do ensino médio em uma escola pública estadual de Marabá, no Pará, no decorrer do PRP”. Para realizá-la optou-se pela abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, que foi realizada com sete residentes. Dentre os resultados, realça-se que está sendo possível realizar a prática da docência durante as ações do PRP no formato remoto, o que, de certa forma, contribui para a ampliação da vivência na docência da educação básica. Porém, as limitações impostas por esse formato deixam lacunas no que tange à inserção no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Maria Margarete Delaia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), na Faculdade de Matemática (FAMAT). Coordena o grupo de pesquisa:  Estágio Supervisionado: articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Linha de pesquisa: Estágio e formação inicial docente.

Kátia Regina da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora da Faculdade de Matemática da Unifesspa. Desenvolve pesquisas na área de educação, nas linhas de pesquisa: estágio, formação de professores, letramento e numeramento de pessoas cegas.  

Marcelo de Souza Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2018). Professor da Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), na Faculdade de Matemática (FAMAT). É coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, atuando no ensino de Geometria e na pesquisa em Modelagem Matemática e Linguagem Matemática. 

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Publicado

2022-06-29