Jogo da memória

uma estratégia de recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de Astronomia diante das aulas remotas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.34995

Palabras clave:

Jogo da memória, Astronomia, Aprendizagem significativa

Resumen

O presente artigo trata de uma abordagem didática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em Parnaíba-PI, focada na aplicação remota de um jogo da memória astronômico, com o propósito de ensinar Astronomia por meio de uma metodologia dinâmica. A pesquisa visa entender como essa abordagem pode aumentar a motivação dos alunos e melhorar seus conhecimentos prévios sobre Astronomia. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário sobre Astronomia e métodos educativos, tais como jogos. Posteriormente, uma aula online foi ministrada para aplicar o jogo da memória astronômico. Ao final da pesquisa, outro questionário foi administrado para avaliar as mudanças nos conhecimentos prévios dos alunos. A análise dos dados revelou que o uso de metodologias mais dinâmicas e interativas aumentou significativamente a motivação dos discentes, conforme demonstrado pelo engajamento dos participantes da pesquisa.

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Biografía del autor/a

Francisca Thalia Santos Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, campus Parnaíba (2023). Membro do GOA - Grupo Observacional de Astronomia. Atuação em observações astronômicas e projetos relacionados à exploração do cosmos, visando contribuir para avanços científicos e educacionais, promovendo o ensino e a divulgação científica na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.

Bruno Pires Sombra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Graduação em Licenciatura Em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007) e mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência nas áreas de Física da Atmosfera e Energias Renováveis, Experimentação para o Ensino de Física, Astronomia Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Atmosférica, Energias Renováveis, Ensino de Física, Astronomia.

 

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Publicado

2024-07-25