Jogo da memória
uma estratégia de recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de Astronomia diante das aulas remotas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.34995Keywords:
Jogo da memória, Astronomia, Aprendizagem significativaAbstract
O presente artigo trata de uma abordagem didática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em Parnaíba-PI, focada na aplicação remota de um jogo da memória astronômico, com o propósito de ensinar Astronomia por meio de uma metodologia dinâmica. A pesquisa visa entender como essa abordagem pode aumentar a motivação dos alunos e melhorar seus conhecimentos prévios sobre Astronomia. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário sobre Astronomia e métodos educativos, tais como jogos. Posteriormente, uma aula online foi ministrada para aplicar o jogo da memória astronômico. Ao final da pesquisa, outro questionário foi administrado para avaliar as mudanças nos conhecimentos prévios dos alunos. A análise dos dados revelou que o uso de metodologias mais dinâmicas e interativas aumentou significativamente a motivação dos discentes, conforme demonstrado pelo engajamento dos participantes da pesquisa.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria GAB Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 mar. 2018. Seção 1, p. 28. Disponível em http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=130. Acesso em 19 jun. 2024.
CAMPOS, Gabryelle Mendonça; CARVALHO, Daniela Santos de; SANTOS, Cristiane Monteiro dos; TEIXEIRA, Catarina. Gamificação no ensino remoto: Uso de jogos online para aprendizagem e interação dos alunos do ensino fundamental. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 54-64, 2022. DOI: 10.36732/riep.v4i1.106. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/106. Acesso em: 23 jun. 2024.
CARNEIRO, Dalira Lúcia Cunha Maradei; LONGHINI, Marcos Daniel. Divulgação científica: as representações sociais de pesquisadores brasileiros que atuam no campo da astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 20, p. 7-35, 2015. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/204/307. Acesso em: 22 jun. 2024.
CUNHA, João Carlos Leal. O Jogo da Memória como Recurso Pedagógico no Ensino Fundamental. Produto Final do Curso - Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, Unidade Universitária de Dourados, Dourados, MS, UEMS, 2018. 115 p.
CUNHA, João Carlos Leal; SOUZA, Edmilson de. O Jogo da Memória como Recurso Pedagógico. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11048. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11048. Acesso em: 21 jun. 2024.
DO ESPÍRITO SANTO, Marco Aurélio; ESTEVES, Fernanda Cópio. Projeto “Olhando para o céu no sul fluminense”: primeiras e futuras contribuições. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 183–192, 2012. DOI: 10.5007/2175-7941.2012v29n1p183. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n1p183. Acesso em: 20 jun. 2024.
HENRIQUE, Alexandre Bagdonas; ANDRADE, Victória Flório Pires de; L’ASTORINA, Bruno. Discussões sobre a natureza da ciência em um curso sobre a história da astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 9, p. 17–31, 2010. DOI: 10.37156/RELEA/2010.09.017. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/147. Acesso em: 23 jun. 2024.
JOUCOSKI, Emerson; SERBENA, Antonio Luis; MELO, Charlotte Couto; ZANON, Emanuelle Kassab; SANTOS, Juliano dos; CHAVES, Ruth Kellen Catao; REIS, Rodrigo Arante. A construção dos jogos didáticos de cartas colecionáveis como instrumento de divulgação científica no programa de extensão LabMóvel. VIII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, Campinas, 2011. Disponível em https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0338-1.pdf. Acesso em: 18 mai. 2021.
LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Formação de professores e seus saberes disciplinares em Astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 205-224, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/rBkGV5RCPZbFxfX6mBP5hgD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 jun. 2024.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2001. 192 p.
MAFRA, Sônia Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação / Superintendência da Educação / Diretoria de Políticas e Programas Educacionais / Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008. 52 p. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf. Acesso em: 21 mai. 2021.
NELO, Jayne Silva de Oliveira; SANTIAGO, Cibelle da Silva. A utilização da gamificação no ensino-aprendizagem em secretariado no ensino remoto emergencial. In: Anais do Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, São Paulo, Brasil, 2021. Disponível em: https://abpsec.com.br/abpsec/wp-content/uploads/2022/02/5.ART_A-Utilizacao-da-Gamificacao-no-Ensino-Aprendizagem-em-Secretariado-no-Ensino-Remoto-Emergencial.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.
NETO, Antônio Alves de Oliveira; VERSUTI, Andrea; VAZ, Wesley Fonseca. Perspectivas para o uso do Whatsapp no estímulo à aprendizagem dos sujeitos. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 222–236, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/532. Acesso em: 23 jun. 2024.
NETO, Renata Valeska do Nascimento. Impacto da adoção da Internet em pesquisas empíricas: comparações entre metodologias de aplicação de questionários. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 28., 2004, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2004. p. 1-14. Disponível em: https://silo.tips/download/impacto-da-adoao-da-internet-em-pesquisas-empiricas-comparaoes-entre-metodologia#modals. Acesso em: 19 jun. 2024
PARANÁ. Diretrizes Curriculares para o ensino de Ciências. Curitiba: SEED, 2008, p. 65.
PEIXOTO, Janine Cecília Gonçalves. Interdisciplinaridade, a partir de jogos didáticos pedagógicos, em uma perspectiva inclusiva. Olhares & Trilhas, v. 20, n. 1, p. 304–314, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.304-314. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41980. Acesso em: 23 jun. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 55.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 20 jun. 2024.
SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14405. Acesso em: 23 jun. 2024.
SENA, Juliana Yporti de; CORREIA, Zenaide de Fátima Dante. O jogo como recurso didático no ensino de ciências: uma experiência de aprendizagem com estudantes da educação básica. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa – PR, 2014, p. 02. Disponível em: https://docplayer.com.br/12560160-O-jogo-como-recurso-didatico-no-ensino-de-ciencias-uma-experiencia-de-aprendizagem-com-estudantes-da-educacao-basica.html. Acesso em: 26 mai. 2021.
SILVA, Cláudio Roberto Barrozo da. Ensino de astronomia usando um jogo de trilha para o estudo da evolução estelar no ensino médio. Sociedade Brasileira de Física, 2020. Disponível em: http://www.mnpef.ufrpe.br/sites/mnpef.ufrpe.br/files/documentos/produto_educacional_claudio_roberto_barrozo_da_silva_0.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
SILVA, Ícaro Meidem; RODRIGUES, Paloma Alline Alves. Divulgação de astronomia em contexto de pandemia: dificuldades e aprendizados. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 34, p. 25–38, 2023. DOI: 10.37156/RELEA/2022.34.025. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/592. Acesso em: 22 jun. 2024.
SILVA, Isabela Vieira da; FONSECA, Layla; TAVARES, Cristina; CARMO, Ana Maria do; SANT’ANA, Antônio Carlos. Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdisciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza. RIS - Revista Insignare Scientia, vol 2, n. 4, p. 349-363, 2019. Disponível em https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959/7334. Acesso em: 28 mai. 2021.
SILVA, José Otávio Ferreira; JUSTINO, Francielho Fernandes da Silva; SILVA, Francisco José Dias da; Farel, Johnnathan Sperandio; SILVA, Francisco José Dias da. A importância da inserção da astronomia no ensino médio nas escolas públicas de araruna-pb. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35304. Acesso em: 23/06/2024 14:35
SILVA DE SOUZA, Hiale Yane; OLIVEIRA DA SILVA, Celyna Káritas. Dados orgânicos: um jogo didático no ensino de química. HOLOS, v. 3, p. 107–121, 2012. DOI: 10.15628/holos.2012.737. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/737. Acesso em: 22 jun. 2024.
ZUANON, Átima Clemente Alves; DINIZ, Raphael Hermano Santos; NASCIMENTO, Luiziane Helena do. Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Educational resources for Teaching Biology, vol 3, p. 49-59, 2010. Disponível em https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606. Acesso em: 01 jun. 2021.