Reflexões sobre experiências de Residência Pedagógica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34970Palabras clave:
Residência Pedagógica, Formação de Professores, Políticas PúblicasResumen
Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo levantar reflexões teórico-metodológicas sobre a Residência Pedagógica (RP) no Brasil. Assim, apresenta histórico da implementação da RP no país, trazendo informações de fontes básicas publicadas em um conjunto de teses, dissertações e artigos científicos no período de 2010 a 2021, contemplando aspectos históricos, políticos, ideológicos, pedagógicos e suas relações com a formação de professores. Conclui-se que se faz necessário ampliar as pesquisas sobre a finalidade da RP na formação inicial, continuada e de iniciação à docência, considerando as diferentes concepções sobre conhecimentos teóricos e práticos que caracterizam a RP, identificando se há intenções de fragmentar ou unir a teoria e a prática na formação dos licenciandos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Marcila de. Residência pedagógica: as representações docentes dos licenciandos em história a partir da música. 2020. 325 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
BARBEDO, Isabela Djanina. Programa de Residência Pedagógica - UNIFESP: um estudo da inserção profissional à docência. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em; http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 15 out 2021
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Acesso em: 15 out 2021
BRASIL. Edital CAPES 01/2020 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em 15 out 2021
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a Residência educacional para professores da Educação Básica, de autoria do Senador Marco Marciel. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=4781776&ts=1630446171631&disposition=inline. Acesso em: 15 out 2021
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 284, de 2012 sobre a “residência pedagógica” do Senador Blairo Maggi que altera o projeto de Lei n. 277, de autoria do senador Marco Marciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/106800. Acesso em 15 out 2021
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraço que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=4611821&ts=1630438298198&disposition=inline
Acesso em: 15 out 2021
BRZEZINSKI, Iria. A inserção de professores iniciantes nos sistemas educacionais da Educação Básica: pontos e contrapontos da residência pedagógica. In: SOUZA, Flávia Dias (Org.). Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: Ed. UTFPR, 2016.
CAMPOS, Rosane Cassia Santos. Projeto residência docente: espaço de ação/reflexão sobre a prática do professor de Língua Portuguesa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 6, 2014, Uberlândia. Anais eletrônicos. Uberlândia: EDUFU, 2014.
CAVALCANTE FILHO, Sergio Morais. Metodologias ativas no Programa de Residência Pedagógica: uma abordagem da aprendizagem baseada em projetos para o ensino de matemática. 2021. 206 f. Tese (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
CONCEIÇÃO, Carla Patrícia Ferreira da. A inserção profissional do egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, 2018.
COSTA, Luciana Laureano. Residência Pedagógica: Criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. 2015. 128 f. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2018.
FERREIRA, Samuel Giovani dos Santos Ferreira. Residência para a formação de professores no Brasil: certificação de competências e conformação docente. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
FONTOURA, Helena Amaral. da. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: FONTOURA, Helena Amaral. (org.) Residência Pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011b. p. 11-23.
FONTOURA, Helena Amaral da. Residência Pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: Revista de Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 307-372, maio/ago. 2011a.
FONTOURA, Helena Amaral. Formação de professores para a justiça social: uma reflexão sobre a docência na Residência Pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação [online], v. 12, n. 1, p. 120-133, 2017.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUEDES, Luísa Azevedo. Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: escritas de formação na área dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.
LIMA, Rogério Mendes de. Novos caminhos na formação continuada de professores de Sociologia: Reflexões sobre o Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Revista Perspectiva Sociológica [online]. Número Especial, p. 99-111, 2016.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOLINÁRIO, Jorge de Souza. Programa de residência docente do Colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de Educação Física. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em) - Universidade Federal de Fluminense, Rio de Janeiro, 2019.
PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA DE ENSINO, 16, 2012, Campinas., Anais..., l. 2, p. 221-233. Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012.
POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre universidade e escola na formação de professores. São Paulo, 2014.
PRADO, Beatriz Martins dos Santos. Programa de residência pedagógica/CAPES: formação diferenciada de professores em cursos de pedagogia? 2020. 312 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Universidade Católica de Santos, 2020. 312 f.
SILVA, Nathalya Marillya de Andrade. O conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógica. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, maio/ago, 2018.
SOBREIRA, Jéssica Lobo. Desafios para uma formação inicial qualificada dos profissionais da educação sobre a prática do ensino: um estudo sobre o Projeto de Lei de Residência Pedagógica. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. 188 f.