Saberes necessários à formação do professor para a mediação do texto literário
experiência no Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34877Palabras clave:
Formação do professor, Residência Pedagógica, Mediação, Leitura literáriaResumen
Neste trabalho apresentamos discussões acerca da importância da mediação de leitura para a formação de leitores a partir de uma experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). Objetivamos, de modo geral, identificar alguns saberes necessários à formação do professor para o desenvolvimento de práticas de leitura que despertem o gosto pelo texto literário. A pesquisa é norteada pela abordagem qualitativa e utiliza, para compor o corpus discursivo, as notas do diário de campo e as atividades realizadas a partir da mediação da história “O livro da família”, de Todd Parr (2003), por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Norte. Os dados apontam a importância das histórias para a formação de leitores, a necessidade de o professor ter uma formação que lhe dê subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de práticas de leitura que agreguem sentido à formação humana dos alunos e a relevância do PRP para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada de professores.
Descargas
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2012.
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BRASIL Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Gab. Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Brasília/DF, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf/. Acesso em: 23 set. 2020.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, Antônio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2002.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente | Ensino em Perspectivas (uece.br). Acesso em: 30 set. 2020.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016. Disponível em: rbep 247.indd (scielo.br). Acesso em: 10 jun. 2020.
GRAVES, Michel F; GRAVES, Bonnie B. The scaffolded reading experience: a flexible framenwork for helping students get the most out texte. Reading, UK: Blackwell Publishers: The United Kingdon Reading Association. 1995.
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes; PIMENTA, Selma Garrido. É possível formar professores sem os saberes da pedagogia?: uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 135-156, mai. 2015. Disponível em: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/504. Acesso em: 10 jun. 2020.
PARR, Todd. O livro da família. São Paulo: Panda Books, 2003
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. A formação leitora e de mediadores de leitura: uma experiência no programa BALE. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2013.
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Astro Afeche. 7. ed. São Paulo: Selo Martins, 2007.