Modificações corporais

contributos para uma revisão da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.34247

Palabras clave:

Modificação Corporal, Educação, Metanálise

Resumen

Modificações Corporais (MC), como tatuagens e piercings, são consideradas um fenômeno social que tem se expandido na atualidade, com novas motivações e significados. Apesar de estarem presentes em todas as faixas etárias, destacam-se entre jovens e adolescentes. Desta forma, a pesquisa busca a relação entre as MC e o cenário educacional. O objetivo é caracterizar o estado da arte das MC, extremas ou radicais, a partir dos seguintes indicadores: 1 - data dos artigos, 2 - área do conhecimento, 3 - objetivo da pesquisa, 4 - perfil dos participantes, 5 - metodologia utilizada e 6 - resultados alcançados. Uma meta-análise foi realizada nas bases de dados Scopus, Eric, Pubmed, Scielo e Medline, concluindo com 12 artigos para análise. As MC fazem parte do projeto corporal de grande parte dos jovens e adolescentes, sendo consideradas contributo da identidade, condição para se sentir bem, da individualidade e singularidade, mas não é encontrada na produção científica na área da educação, prevalecendo como tema de interesse à saúde.

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Biografía del autor/a

Eveline Tomaz, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral-CE-Brasil

Doutora em Educação, Professora Assistente F da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, em Sobral-CE-Brasil. Professora de Dança e Linguagem corporal, pesquisando sobre corpo na educação, dança, corporeidade e modificações corporais.

Rui Neves, Universidade de Aveiro

Doutor em didática, Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia e membro efetivo do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro.

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Publicado

2024-06-19