A violência sexual contra meninos e as discussões de gênero para o campo da educação escolar

Autores/as

  • Samuel da Silva Souza Universidade Federal de Mato Grosso do SUL
  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33762

Palabras clave:

Educação, Gênero, Violência sexual contra meninos

Resumen

O presente texto é fruto de problematizações e abordagens efetivadas em uma pesquisa de mestrado que visou a discutir, sob a ótica dos Estudos de Gênero, no campo da Educação, a problemática da violência sexual contra meninos registrada em boletins de ocorrência em uma cidade de Mato Grosso do Sul, no período de 01/01/2006 a 31/12/2015. Adotamos a pesquisa qualitativa e documental baseada em pressupostos da pesquisa pós-crítica em Educação, fundamentações teóricas dos Estudos de Gênero e pressupostos foucaultianos. A partir dos Estudos de Gênero, abordamos características das violências sexuais contra meninos apresentadas nos boletins de ocorrência e problematizamos a relação entre violência sexual e educação escolar. Dos 48 Registros de boletins de ocorrência de violência sexual contra meninos, constavam 54 vítimas e 50 agressores/as, sendo os/as agressores/as 52% adolescentes e 67% estudantes no momento da denúncia. Evidenciamos a ausência de tal tema em pesquisas no campo da Educação e a necessidade de problematizar esse fenômeno amplo e complexo.

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Biografía del autor/a

Samuel da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do SUL

Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá/MS, Brasil.

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Faculdade de Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso (1990), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP (2005) e Pós-Doutorado pela Unicamp (2014/2015) e pela UNIRIO (2019-2020).

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Publicado

2021-06-30

Número

Sección

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”