Avaliação da aprendizagem no estágio curricular na formação inicial de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31360

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem. Formação inicial de professores. Estágio.

Resumen

Este artigo objetiva analisar aspectos da avaliação da aprendizagem em relatórios de estágio IV do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia/SC (2013 a 2018). Refletir como os alunos em formação vêm concebendo e materializando o processo avaliativo se faz primordial, visto que o estágio se constitui como primeira experiência docente, especialmente para aqueles que ainda não são professores. A pesquisa de fonte documental demonstra que os achados podem subsidiar o planejamento tanto dos professores que orientam os estágios quanto dos próprios estagiários. De modo geral, a avaliação da aprendizagem não é concebida como um momento do planejamento, permanecendo à parte do conjunto de necessidades que implicam a prática docente

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Biografía del autor/a

Solange Aparecida Zotti, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorado em Educação na área de História, Filosofia e Educação pela UNICAMP (2009), Mestrado em Educação na área de Educação e Ensino - UnC/UNICAMP (2002) graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1993), graduação em Artes Práticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990). Autora de artigos e do livro Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos de 1980 (2004).

Aristo Sorlei Pegoraro, Professor da Rede Pública Estadual de ensino (SC)

Especialista em Educação Matemática (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática

Citas

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Publicado

2022-06-29