Políticas públicas para inclusão escolar

o que nos revela um estudo de caso

Autores/as

  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão/UFMA
  • Márcio Gleide Cardoso dos Santos Universidade Federal do Maranhão/UFMA https://orcid.org/0000-0001-7752-3780

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31119

Palabras clave:

Alunos com deficiências. Formação docente. Ações efetivas.

Resumen

O artigo objetiva analisar desafios para a efetivação das políticas públicas de inclusão escolar no município de Sítio Novo/MA. Sustentam a investigação as discussões de autores que tratam da temática, como Menezes (2017), Ball (2011), dentre outros, além de documentos legais. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram-se observações na escola pesquisada e entrevistas semiestruturadas com três professores que atuavam com alunos com deficiência, além da Secretária de Educação de Sítio Novo/MA. A partir dos dados gerados, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de formação docente, necessidade de diálogo entre Secretaria de Educação e docentes sobre o que já é efetivo, falta de acessibilidade na escola, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para a promoção da acessibilidade escolar, além de formações continuadas a todos os professores em prol de conhecimentos consistentes e concretização da inclusão na escola.

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Biografía del autor/a

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Libras. Mestra e Doutora em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuo no Curso de Pedagogia, além de outros cursos de graduação da instituição; e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED). Atualmente exerço a função de Coordenadora do curso de Pedagogia. Participante do "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências e Informática na Educação" (LCN/UFMA). Atuei como intérprete de Libras na Faculdade de Imperatriz (Facimp) e como Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho no município de Imperatriz/MA. Sou membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Abpee/Brasil). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Desenvolvo estudos, principalmente, nas seguintes áreas: Libras, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Bilíngue de Surdos, Tradução e Interpretação de Libras e Etnomatemática.

Márcio Gleide Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA.

Citas

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Publicado

2022-06-29