Análise dos níveis de ansiedade, estresse e depressão em universitários da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30912

Palabras clave:

Ansiedade, Estresse, Depressão, Universitários, Estudantes

Resumen

O Estresse, ansiedade e depressão são comorbidades comuns entre universitários. É fundamental que se mais conheça sobre o impacto dessas doenças para enfrentá-las. Participaram desse estudo 37 universitários. Essas comorbidades foram mensuradas através dos seguintes questionários: Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Estresse Percebido, e o Inventário de Depressão de Becker. Prevaleceram respectivamente o estresse, a depressão e a ansiedade. 35,14% dos entrevistados portavam as três comorbidades. Sugere-se o monitoramento periódico dos universitários, a implementação e a ampliação de novas estratégias de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha Silva, Universidade Federal de Viçosa

Fisioterapeuta formado pela Fundação Presidente Antônio Carlos, Licenciando em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, bolsista no PIBIC/CNPQ 2019-2020.

Evanize Kelli Siviero Romarco, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Dança - Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (1997), graduação em Dança- Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista -Rio Claro (2004).Doutorado em Dança e Educação Somática pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa-PT ( 2014). Pós doutorado em dança e educação Especial (2018) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora efetiva desde 2006 da Universidade Federal de Viçosa.

Citas

AGAPITO, J. Ação dos exercícios físicos regulares no controle da ansiedade em diferentes populações. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 03, n. 15, p. 273–283, 2009. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/171. Acesso em 03 dez. 2019.
BAPTISTA, M. N.; CARNEIRO, A. M. Validade da escala de depressão: relação com ansiedade e stress laboral. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 28, n. 3, p. 345–352, set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2019.
BLANCO, M. B.; CANTO-DE-SOUZA, A. L. M. Do. Ansiedade, memória e o transtorno de estresse pós-traumático. CES Psicología, v. 11, n. 2, p. 53–65, 2018. Disponível em: http://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/4336. Acesso em: 12 set. 2019.
BOLSONI-SILVA, A. T.; GUERRA, B. T. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429–452, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000200004. Acesso em: 6 fev. 2019.
BRAGA, J. E. F. et al. Ansiedade patológica: Bases neurais e avanços na abordagem psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 14, n. 2, p. 93–100, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/8207. Acesso em: 7 set. 2019.
BRANDTNER, M.; BARDAGI, M. Sintomatologia de Depressão e Ansiedade em Estudantes de uma Universidade Privada do Rio Grande do Sul. Gerais, Revista Interinstitucional de Psicologia, 2009. v. 2. n. 2, p. 81-91, Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202009000200004. Acesso em: 6 fev. 2019.
CARPENA, M. X.; MENEZES, C. B. Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3441. Acesso em: 8 fev. 2019.
CORREIA, P. R.; TORRENTÉ, M. O. N. Efeitos terapêuticos da produção artística para a reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 487–495, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2016000400487&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 maio 2019.
DUTRA, E. Suicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia. v. 12, n.3, p. 924- 937. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000300013. Acesso em: 23 fev. 2019.
FARIA, Í. R. O Contato Improvisação: bases históricas para um processo de criação. Arte Revista, n. 1, p. 89–106, 2013. Disponível em: http://www.fpa.art.br/ojs/index.php/teste/article/view/28. Acesso em: 3 abr. 2019.
FARO, A. Análise Fatorial Confirmatória das Três Versões da Perceived Stress Scale (PSS): Um Estudo Populacional. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 28, n. 1, p. 21–30, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v28n1/0102-7972-prc-28-01-00021.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
FERNANDES, M. A. et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. suppl 5, p. 2169–2175, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001102169&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 5 dez. 2019.
FONSECA, C. C.; VECCHI, R. L.; GAMA, E. F. A influência da dança de salão na percepção corporal. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 1, p. 200–207, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100020&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2019.
GOMES-OLIVEIRA, M. H. et al. Validation of the Brazilian Portuguese Version of the Beck Depression Inventory-II in a community sample. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 34, n. 4, p. 389–394, dez. 2012. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1516444612000487. Acesso em: 13 mar. 2019.
GONTIJO, I. B. R. et al. Validation of the Brazilian Version of the Screening Tool for Psychosocial Distress (Stop-D) for Cardiac Patients. International Journal of Cardiovascular Sciences, n. AHEAD, 2019. Disponível em: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/2359-4802.20190030. Acesso em: 14 set. 2019.
GULLICH, I.; DURO, S. M. S.; CESAR, J. A. Depressão entre idosos: um estudo de base populacional no Sul do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 19, n. 4, p. 691–701, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2016000400691&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 fev. 2019.
HASELBACH, B. Dança Improvisação e Movimento: expressão corporal na educação física. Rio de Janeiro,1988.
LACERDA, M. S. et al. Ansiedade, estresse e depressão de familiares de pacientes com insuficiência cardíaca. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 51, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016018903211. Acesso em: 13 mar. 2019.
LEÃO, A. M. et al. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. v. 42, n. 4, p. 55–65, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092. Acesso em: 4 dez. 2019.
LEITE, F. H. C. Contato improvisação (contact improvisation) um diálogo em dança. Movimento, v. 11, n. 2, p. 89–110, 27 dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2870. Acesso em: 5 jan. 2019.
LEMOS, D. Trabalho docente nas universidades federais: Tensões e contradições. Caderno CRH, v. 24, n. spe.1, p. 103–118, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v24nspe1/a08v24nspe1.pdf. Acesso em: 5 jan. 2019.
LÓPEZ-RODRÍGUEZ, M. M. et al. Effects of Biodanza on Stress, Depression, and Sleep Quality in University Students. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 23, n. 7, p. 558–565, jul. 2017. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28590767. Acesso em: 12 set. 2019.
LOWEN, A. Bioenergética. 12. ed. São Paulo, 2017.
LUFT, C. D. B. et al. Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: tradução e validação para idosos. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 4, p. 606–615, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102007000400015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2019.
MACHADO, M. M. Relações entre Contato Improvisação e as Práticas do BMC. NUPEART, v. 16, p. 67–79, 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/viewFile/8677/6989. Acesso em: 6 maio 2019.
MEJÍA, F. M. Efectos de la danza térapeutica en el control del éstres laboral en adultos entre 25 y 50 años. Hacia la Promoción de la Salud, v. 16, n. 1, p. 156, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75772011000100012. Acesso em: 3 jan. 2019.
MELLO, M. T. et al. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 3, p. 203–207, jun. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922005000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 maio 2019.
MELO, B.K. et al. A relação da neurofisiologia do transtorno da ansiedade com a neurofisiologia do tabaco. Ciências Biológicas e de Saúde Unit, v. 4, n. 1, p. 51–60, 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/view/3847/2270. Acesso em: nov. 2019.
MONTIEL, J. M. et al. Caracterização dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 34, n. 86, p. 171-185, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2014000100012. Acesso em: 31 ago. 2019.
NEDER, F. Steve Paxton entrevistado por Fernando Neder. O Percevejo Online, v. 2, n. 2, 7 abr. 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1443/1278. Acesso em: 27 mar. 2019.
PADOVAN, L. R. Voar: um mergulho no corpo. O encontro sensível e poético entre dois corpos na dança do contato improvisação e na prática clínica. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26032015-111601/. Acesso em: 3 jan. 2019.
PADOVANI, R. C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, p. 2–10, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a02.pdf. Acesso em: 6 fev. 2019.
PERITO, M.E.S.; FORTUNATO, J.J. Marcadores Biológicos da Depressão: Uma Revisão Sobre a Expressão de Fatores Neurotróficos. Revista Neurocienciências, v. 20, n. 4, p. 597–603, 2012. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2012/RN2004/revisao 20 04/730 revisao.pdf. Acesso em: 7 set. 2019.
PINTO, J. C. et al. Ansiedade, depressão e stresse: um estudo com jovens adultos e adultos portugueses. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 16, n. 2, p. 148–163, set. 2015. Disponível em: http://sp-ps.pt/downloads/download_jornal/385. Acesso em: 6 maio 2019.
REGEHR, C.; GLANCY, D.; PITTS, A. Interventions to reduce stress in university students: a review and meta-analysis. Journal of affective disorders, v. 148, n. 1, p. 1–11, 15 maio 2013. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23246209. Acesso em: 17 mar. 2019.
REZENDE, et al. Prevalência de sintomas depressivos entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira de Educação Médica, v.32, n.03,p. 315-323, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300006. Acesso em: 03 dez. 2019.
ROBLES, M. T. A.; VIERA, E. C.; PÉREZ, A. C. O. Los efectos de un programa motor basado en la biodanza en relación con parámetros de inteligencia emocional en mujeres. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 14, n. 1, p. 13–21, 2014. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232014000100002. Acesso em: 2 jan. 2019.
SCHMID, J.; MOREIRA, B. G. Contato Improvisação como uma Arte de viver [parte 3]. Urdimento, v. 3, n. 30, p. 112–139, 18 dez. 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017112.
SCHMIDT, D. R. C. Modelo Demanda-Controle e estresse ocupacional entre profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 5, p. 779–788, out. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000500020&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 jan. 2019.
SILVA, E. Efeitos do estresse crônico em áreas do cérebro. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/12. Acesso em: 7 set. 2019.
SILVA, H. L. Poética da Oportunidade: Tomada de Decisão em Estruturas Coreográficas Abertas À Improvisação. Salvador, 2009.
VIDEODA CONTACT IMPROVISATION ARCHIVE COLLECTED EDITION 1972-1983. Direção: Lisa Nelson. Produção: Videoda. Fotografia de Erich Franz: Nancy Stark Smith, Alan Ptashek. Vancouver: [s. n.], 2014. 1 DVD de documentário (2h e 15 min), DVD, son., color.
VIRIATO, R. H. et al. Contribuições da dançaterapia no aspecto emocional de pessoas com deficiência física durante programa de reabilitação. Acta Fisiátrica, v. 21, n. 2, p. 66–70, 2014. Disponível em: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/0104-7795.20140015. Acesso em: 6 maio 2019.
WITTER, C. et al. Envelhecimento e dança: análise da produção científica na Biblioteca Virtual de Saúde. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, n. 1, p. 191–199, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232013000100019&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 fev. 2019.

Publicado

2021-04-09