Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor
perceções dos atores envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30702Palabras clave:
Avaliação do desempenho docente, Desenvolvimento profissional, ProfessoresResumen
Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: - Compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP); e - Identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.
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