Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30526Palabras clave:
supervisão, educação para o desenvolvimento, formação de professoresResumen
O texto apresentado é de natureza teórica e procura analisar e situar os contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal, desde que o conceito “supervisão” foi pela primeira vez apreciado na legislação nacional, mais especificamente com a publicação do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (DECRETO-LEI N.º 139-A/90, de 28 de abril de 1990). No campo pedagógico, sabe-se que o conceito de supervisão, numa perspetiva mais tradicionalista, se limitava mais à formação inicial de professores e, por tal, posicinamo-nos face a esta vertente da formação. Decidimos, portanto, elaborar uma análise documental percorrendo 30 anos da formação inicial em Portugal (1990-2020), desde o aparecimento do conceito em documentos normativos portugueses. Ao longo desta análise focar-nos-emos em aspetos que se prendem com a definição do conceito de supervisão, com a sua linha evolutiva no campo pedagógico e com abordagens de natureza teórica, procurando enquadrá-lo na legislação portuguesa, uma vez que visamos clarificar algumas das diretrizes normativas, quanto ao sentido e quanto à sua aplicação na formação inicial de professores. Mas, também procuraremos trazer algumas publicações de referência de autores/as nacionais que muito contribuíram para a reflexão em torno do conceito de supervisão e dignificaram a formação inicial de professores.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel. Desenvolvimento do pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Cadernos CIDInE, 1, p. 5-22, 1992.
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora, 2009, p. 11-23.
ALARCÃO, Isabel. Desenvolvimento profissional, interação colaborativa e supervisão. In: MACHADO, Joaquim; MATIAS ALVES, José (Coords.). Coordenação, supervisão e liderança. Escolas, projetos e aprendizagens. Porto: Universidade Católica Editora, 2014, p. 22-35. E-book. Disponível em: http://www.uceditora.ucp.pt/resources/Documentos/UCEditora/PDF%20Livros/Porto/Coordena%C3%A7%C3%A3o%20Supervis%C3%A3o%20e%20Lideran%C3%A7a.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.
ALARCÃO, Isabel; CANHA, Bernardo. Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Supervisão. Um contexto de desenvolvimento. Mangualde: Edições Pedago, 2008.
ALARCÃO, Isabel; SÁ-CHAVES, Idália. Supervisão de professores e desenvolvimento humano. Uma perspetiva ecológica. In: TAVARES, José (Ed.). Para intervir educação. Contributos dos colóquios CIDInE. Aveiro: Edições CIDInE, 1994, p. 201-232.
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica: uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2003.
CAMPOS, Bártolo Paiva. Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
DECRETO-LEI N.º 139-A/90. Diário da República n.º 98/1990, 1º Suplemento, Série I de 1990-04-28. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/411815. Acesso em: 28 abr. 2020.
DECRETO-LEI N.º 95/97. Diário da República n.º 95/1997, I Série–A, de 1997-04-23. Disponível em: https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=995. Acesso em: 30 abr. 2020.
DECRETO-LEI N.º 15/2007. Diário da República n.º 14/2007, Série I de 2007-01-19. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/522638. Acesso em: 30 abr. 2020.
DECRETO-LEI N.º 43/2007. Diário da República, 1.ª série, n.º 38, de 2007-02-22. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/517819. Acesso em: 05 maio 2020.
DECRETO-LEI N.º 79/2014. Diário da República, 1.ª série, n.º 92, de 2014-05-14. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/25344769. Acesso em: 05 maio 2020.
ESTRELA, Maria Teresa. Questões de profissionalidade e profissionalismo docente. In TEIXEIRA, Manuela (Org.). Ser professor no limiar do séc. XXI. Braga: ISET, 2001, p. 113-141.
FEDERAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (FNE). Estatuto da Carreira Docente (Com alterações até à Lei n.º 16/2016, de 17 de Junho) e Diploma da Avaliação do Desempenho (Decreto regulamentar n.º 26/2012, de 21 de Fevereiro). Porto: Federação Nacional da Educação, 2019. Disponível em: https://fne.pt/uploads/documentos/documento_1552058734_1908.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
FORMOSINHO, João. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: CAMPOS, Bártolo Paiva (Org.), Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001, p. 46-64.
FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de Professores. Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GASPAR, Maria Ivone; SEABRA, Filipa; NEVES Cláudia. A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, p. 29-57, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3374. Acesso em: 18 mar. 2020.
GONÇALVES, Adorinda; SANCHES, Angelina; GUERREIRO, Carla; MARTINS, Cristina; MESQUITA, Cristina; MESQUITA, Elza; RODRIGUES, Maria José & NOVO, Rosa. Formação inicial de educadores e professores: perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. 1. ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019, p. 93-128.
LEI N.º 46/86. Diário da República n.º 237/1986, Série I de 1986-10-14. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/222418. Acesso em: 28 abr. 2020.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCHÃO, Amélia; HENRIQUES, Hélder (2019). Formação inicial de educadores e de professores, supervisão e pensamento crítico. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. 1. ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019, p. 73-92.
MESQUITA, Elza. Competências do professor. Representações sobre a formação e a profissão. Lisboa: Edições Sílabo, 2013.
MESQUITA, Elza; MACHADO, Joaquim. Formação e reflexibilidade dos formandos na prática supervisionada. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. 1. ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019, p. 41-72.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu. Formação inicial de professores: A supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Sílabo, 2017.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu (2019). A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. 1. ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019, p. 13-39.
MESQUITA, Elza; FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim. Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, p. 59-77, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3375. Acesso em: 18 mar. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [ME]. Educação e formação em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação, 2007.
MOREIRA, Maria Alfredo (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n.3, p. 48-63. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/40305. Acesso em: 16 mar. 2020.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Em direção a um modelo ecológico de formação de educadores de infância. Inovação, 10, 1, p. 89-110, 1997.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A interacção educativa na supervisão de educadores estagiários. Um estudo longitudinal. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). A supervisão na formação de professores I - Da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002a, p. 121-143.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A supervisão pedagógica da formação inicial de professores no âmbito de uma comunidade de prática. Revista do GEDEI, Infância e Educação: investigação e práticas, n. 4, p. 42-68, 2002b.
ROCHA, João; SÁ-CHAVES, Idália. Entrevista a especialistas na área científica da supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, vol. 4(2), p. 4-39, julho 2012. Aveiro: CIDTFF - Universidade de Aveiro. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/4272. Acesso em: 24 mar. 2020.
ROLDÃO, Maria do Céu. Supervisão, conhecimento e melhoria – uma triangulação transformativa nas escolas?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, p. 7-28, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3373. Acesso em: 18 mar. 2020.
SÁ-CHAVES, Idália. A construção de conhecimento pela análise reflexiva da práxis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
SÁ-CHAVES, Idália. Formação, conhecimento e supervisão. Contributos na área de formação de professores e outros profissionais. 3 ed. Aveiro: Universidade de Aveiro/CDITFF, 2011.
SANCHES, Angelina. A supervisão pedagógica enquanto processo colaborativo de formação profissional. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. 1. ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2019, p. 147-163.
SCHÖN, Donald. The reflective pactritionner. New York: Bsic Books, 1983.
SCHÖN, Donald. Educating the reflective practitioner. New York: Jossey-Bass, 1987.
TRACY, Saundra. Modelos e abordagens. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). A supervisão na formação de professores I – da sala à escola. Porto: Porto Editora, p. 19-92, 2002.
VASCONCELOS, Teresa. Prática pedagógica sustentada: cruzamento de saberes e de competências. Lisboa: Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa, 2009.
VIEIRA, Flávia. Supervisão. Uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto: Edições Asa, 1993.
VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 197-217, abr. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100010. Acesso em: 09 maio 2020.
VIEIRA, Flávia. Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: para a constituição de um quadro ético e conceptual da supervisão pedagógica. In: VIEIRA, Flávia; MOREIRA, Maria Alfredo; BARBOSA, Isabel; PAIVA, Madalena; FERNANDES, Isabel Sandra. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Edições Pedago, 2006, p. 15-44.
VIEIRA, Flávia. Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: para a constituição de um quadro ético e conceptual de supervisão. In: VIEIRA, Flávia; MOREIRA, Maria Alfredo; BARBOSA, Isabel; PAIVA, Madalena & FERNANDES, Isabel Sandra. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. 2 ed. Mangualde: Edições Pedago, 2010, p. 15-35.
VIEIRA, Flávia; MOREIRA, Maria Alfredo. Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Ministério da Educação/CCAP, 2011. Disponível em: http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_1-Supervisao.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.